VI Colóquio Internacional de Filosofia da Mente acontece de 14 a 16

De 14 a 16 de setembro de 2011, no Auditório Raquel de Queiroz (Área 2 do Centro de Humanidades – Campus do Benfica), será realizado o VI Colóquio Internacional de Filosofia da Mente, evento bienal promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará.

A Filosofia da Mente é considerada disciplina estratégica para compreensão de temas das filosofias da ação, linguagem, antropologia filosófica, teoria da decisão e da deliberação racional, partes da ética etc. A sexta edição do Colóquio tem como tema “Intencionalidade e Consciência”.

O evento debate os principais resultados de pesquisas da área nas últimas décadas, com interlocução de pesquisadores convidados, como Tim Crane (Cambridge/Reino Unido), Denis Fisette (Universidade de Quebec, em Montreal/Canadá), Pedro Alves (Universidade de Lisboa/Portugal e Sociedade Portuguesa de Fenomenologia), Diana Perez (Universidade de Buenos Aires/Argentina), Paulo Abrantes (Universidade de Brasília/UnB), João Teixeira (Universidade Federal de São Carlos/Ufscar), e Mariana Broens e Maria Eunice Gonzalez (Universidade Estadual Paulista/Unesp-Marília).

Os trabalhos também serão discutidos atravérs do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (GT Filosofia da Mente/ANPOF), do Grupo de Pesquisa Mente e Linguagem (financiado pelo CNPq), bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mestrandos e doutorandos e mais de 50 pesquisadores de todas as regiões brasileiras que tiveram seus trabalhos aprovados.
A inscrição para participantes sem apresentação de trabalho, com direito a certificado, será feita no local e durante o evento. A programação completa está disponível no site do Colóquio. Mais informações através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. André Leclerc, Presidente da Comissão Científica e Organizadora do Colóquio - (fone: 85 3366 7891)