Cursos e faculdades da UFC são bem avaliados pelo Guia do Estudante

Na edição do Guia do Estudante/Profissões – Vestibular 2012, publicação da Editora Abril que circulará em todo o País a partir de 6 de outubro, 39 cursos e faculdades da UFC aparecerão classificados com 5, 4 e 3 estrelas, com base em uma escala que vai de 1 a 5. Na edição anterior, a UFC apareceu com 38 cursos estrelados.

O corpo de consultores do Guia do Estudante (GE) é composto por docentes, coordenadores de curso, chefes de departamento e avaliadores do Ministério da Educação. Têm preferência os consultores que possuam currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e constem do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). O Guia do Estudante ouviu aproximadamente três mil pareceristas.

É importante destacar que os consultores não podem avaliar os cursos das instituições onde trabalham. Cada consultor classifica os cursos conforme os conceitos excelente (5 estrelas), muito bom (4 estrelas), bom (3 estrelas), regular, ruim e "prefiro não opinar", com base no questionário preenchido pelos coordenadores.

Segundo a avaliação do Guia são seis os cursos 5 Estrelas na UFC, número que dobra o registrado em 2010. Este ano recebem a pontuação máxima os cursos de Ciências da Computação, Direito, Economia Doméstica, Engenharia de Pesca, Física e Matemática.

Receberam a classificação 4 Estrelas os cursos de Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Ciências Atuarias, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Teleinformática, Engenharia Elétrica, Estatística, Farmácia, Geografia, História, Jornalismo, Medicina, Design de Moda, Pedagogia, Psicologia, Química, Secretariado Executivo e Zootecnia.

Foram classificados como cursos 3 Estrelas Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Filosofia, Geologia, Odontologia e Publicidade e Propaganda. As informações foram divulgadas pelo Diretor de Redação do Guia do Estudante, Fábio Volpe.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)