Seminário de Ambientação reúne 213 servidores recém-ingressos na UFC

Foi aberto, ontem (29), o Seminário de Ambientação dos servidores recém-ingressos na UFC, promovido pela Superintendência de Recursos Humanos, que reúne, até hoje (30), 137 professores e 76 servidores técnico-administrativos da Instituição.

Seminário de AmbientaçãoO evento acontece no Auditório Rachel de Queiroz, no Centro de Humanidades. Apresentação do Coral Seios da Face, do Campus de Porangabuçu, abriu o evento, que teve como primeiro palestrante o Reitor Jesualdo Farias. Mostrar a Universidade como ela é atualmente foi o tema da fala do Reitor, que abordou desde a sua estrutura administrativa até os equipamentos culturais, passando pelas atribuições de cada Pró-Reitoria e pelo que representou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão da Universidades Federais (Reuni) para a UFC.

Ontem, da programação, constou palestra do Pró-Reitor de Extensão, Prof. Antonio Salvador da Rocha, e do Coordenador de Avaliação Institucional, Prof. Wagner Bandeira Andriola. À tarde, os participantes do Seminário assistiram exposições da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profª Clarisse Ferreira Gomes, e do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Custódio Almeida. Com o Seminário, que se encerra hoje (30), a SRH fecha o ciclo desse tipo de atividade em 2011.

Ao discorrer sobre a estrutura administrativa da Universidade, o Prof. Jesualdo Farias admitiu ser muito rígida, baseada no modelo clássico de universidades do século passado, precisando ser revista. Com números, apresentou os campi do Interior do Estado, como o do Cariri, que tem 11 cursos de graduação, um mestrado – terá  mais um (Agronomia) em 2012; o de Sobral, com 11 cursos de graduação e dois mestrados; e o de Quixadá, com três cursos de graduação voltados para Tecnologia  da Informação.

Afirmando que a UFC está entre as 10 melhores universidades do País, o Reitor ressaltou que, entre os seus 1.860 professores, 1.180 são Doutores e 525 Mestres. Falou dos 102 cursos de graduação funcionando atualmente e dos que começarão no segundo semestre deste ano e no primeiro semestre de 2012, totalizando 104 cursos oferecidos. São 3.800 alunos de pós-graduação distribuídos nos 35 doutorados, 48 mestrados, seis mestrados profissionais e 84 especializações.

Seminário de AmbientaçãoReferindo-se ao trabalho extensionista da Universidade, o Prof. Jesualdo Farias informou que, atualmente, são 718 ações que beneficiam, direta ou indiretamente, 800 mil pessoas, fazendo-se presentes em todos os 184 municípios cearenses. Citou o que é feito no âmbito da assistência estudantil, como as residências universitárias que acolhem 310 estudantes, o auxílio-moradia para 106 alunos dos campi do Interior e as 4 mil refeições diárias servidas nos restaurantes dos campi do Pici e do Benfica.

O Reitor ainda abordou o Complexo Hospitalar da UFC, citando as dificuldades do Hospital Universitário Walter Cantídio, situação diferente da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, que funciona sem problemas. Ainda na área de saúde, referiu-se ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Sobral, o único a funcionar dentro de uma Universidade.

Para dar uma dimensão do tamanho da UFC, disse que o orçamento da Instituição – cerca de R$ 1 bilhão – é o terceiro maior do Estado, sendo ultrapassado apenas pelo do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza. A comunidade universitária, com cerca de 45 mil pessoas, é maior do que muitos municípios cearenses.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332