Simpósio multilíngue reúne na UFC estudiosos da tradução literária

A Universidade Federal do Ceará promove, nos dias 1º e 2 de setembro, seu I Simpósio de Tradução Literária, evento multilíngue que reunirá tradutores e pesquisadores de Estudos da Tradução da UFC e de outras universidades. Ainda há possibilidade de inscrição para vagas remanescentes no dia e local do evento.

Os interessados devem comparecer, às 9h do dia 1º, ao Auditório José Albano, no Centro de Humanidades. É necessário doar uma lata de leite em pó. As doações arrecadadas serão encaminhadas para o Lar Torres de Melo.

A conferência de abertura do simpósio será proferida, às 9h, pelo Prof. Mamede Mustafa Jarouche, da Universidade de São Paulo (USP). Ainda na quinta-feira, será realizada mesa-redonda com a presença dos professores Walter Carlos Costa (Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC), Carlos Augusto Viana da Silva (UFC), Luana Ferreira de Freitas (UFC) e Tito Lívio Cruz Romão (UFC).

Na manhã do dia 2, os debates seguem tendo como convidados os pesquisadores Orlando Luiz de Araújo, Ana Maria César Pompeu, Liebert de Abreu Muniz e Rafael Ferreira Monteiro, todos da UFC. Já no período da tarde, os palestrantes serão Júlio César Neves Monteiro (Universidade de Brasília), Marcelo Rondinelli (UFSC), Francisco Edi de Oliveira Sousa e Marie-Hèlene Torres (UFSC).

Será conferido certificado de participação aos inscritos que obtiverem 100% de presença na programação. Mais informações estão disponíveis no blog do Simpósio.

O I Simpósio de Tradução Literária da UFC é organizado pelos professores Luana Ferreira de Freitas (UFC), Orlando Luiz de Araújo (UFC) e Walter Carlos Costa (UFSC). Entre os apoiadores, estão o Departamento de Letras Estrangeiras, o Centro de Humanidades e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Profª Luana Ferreira de Freitas, Coordenadora do I Simpósio de Tradução Literária da UFC - (fone: 85 3366 7612)