Estudantes simulam até domingo (4) debates em organismos internacionais

Estudantes de diversas áreas do conhecimento estarão reunidos, até 4 de setembro, em mais uma Simulação da Organização das Nações Unidas (SONU), projeto de extensão do curso de Direito da UFC. O evento, já na sétima edição, é dividido em dois momentos: parte acontece na Universidade de Fortaleza (Unifor), de 31 de agosto a 2 de setembro, e outra na UFC, nos dias 3 e 4.

A SONU é um conjunto de simulações de organismos internacionais, cujo objetivo primordial é o estudo e a pesquisa no campo do Direito e das Relações Internacionais. Durante o evento, são simulados comitês que discutem temas de alcance global, como a intervenção estatal nos meios de comunicação, as barreiras ambientais impostas ao etanol brasileiro, a crise econômica europeia etc.

Cada estudante que participa da simulação atua como representante de um país. Ao final da discussão, é produzido um documento com resoluções destinadas às nações envolvidas no debate.

O evento reúne estudantes interessados em saber como funcionam os sistemas de solução de impasses internacionais. Durante a simulação, os participantes devem portar-se como verdadeiros delegados dos países envolvidos. Como legítimos diplomatas, os homens usam terno e gravata, enquanto às mulheres é permitido o uso de calças, saias e tailleurs.

A SONU deste ano simulará os seguintes organismos: União das Nações Sul-Americanas (Unasul); Conselho da União Europeia (Consilium); Tribunal Arbitral da Organização Mundial do Comércio (OMC); Comitê de Imprensa Internacional (CII); United Nations Security Council (UNSC, que, pela segunda vez, será simulado em inglês); e a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).

Segundo o Secretário-Geral da SONU deste ano, Thales Veras, "a SONU traz para o estudante a oportunidade de crescer e amadurecer tanto academicamente quanto pessoalmente. Ser posto em situações em que você tem de confrontar ou defender opiniões distintas das suas é muito edificante, pois possibilita pôr em prática habilidades como a retórica e a oratória, ferramentas essenciais para qualquer profissional hoje em dia", afirma.

A prática da simulação começou em 1927, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente, simulações desse tipo são realizadas em todo o mundo. No Ceará, a SONU acontece anualmente desde 2004 e já é considerada uma das simulações mais importantes do Brasil. A programação completa já está disponível. Outras informações no site da SONU ou pelo twitter @sonufortaleza.

Fonte: Nut Pereira, da Assessoria de Imprensa do SONU - (fone: 85 9970 5568 / 8748 8813)