Pró-Reitoria de Graduação atualiza indicador de desempenho dos alunos

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC comunica que o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), que vinha sendo utilizado como métrica para o desempenho acadêmico dos alunos de graduação da Instituição, foi reformulado. O antigo IRA, que considerava o desempenho de cada aluno individualmente, foi substituído pelo IRA-Geral.

Os fatores que influenciam no cálculo do IRA-Geral são os mesmos do antigo IRA: nota, reprovações e trancamentos. No entanto, os valores de IRA de alunos de diferentes cursos foram normalizados. Esta normalização faz com que o IRA forneça uma referência comum a todos os estudantes de todos os cursos, ao mesmo tempo em que considera suas especificidades.

Com esta reformulação, um aluno com desempenho mediano em um curso terá IRA-Geral semelhante ao de um aluno com desempenho mediano de outro curso. Assim sendo, a ordem de classificação dos alunos de um mesmo curso pelo IRA-Geral não foi alterada. Portanto, não houve alteração na concorrência por vagas em turmas durante a matrícula 2011.2, uma vez que as reservas de vagas são feitas por curso.

Este cálculo já era utilizado pela Pró-Reitoria de Graduação quando se necessitava comparar o desempenho de alunos entre cursos distintos, como nos editais de mudança de curso. Com o IRA-Geral, os processos de avaliação de desempenho de alunos de cursos diferentes ficarão justificados e simplificados. A Nota Técnica que detalha o cálculo do IRA-Geral pode ser acessada no site da Pró-Reitoria de Graduação.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC - (fone: 85 3366 9498)