Pró-Reitores do Nordeste discutem pauta de encontro nacional

O Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (FORPLAD) – Regional Nordeste reuniu-se durante toda a última sexta-feira (2), em Fortaleza, para debater pauta que contempla temas pertinentes a todas as Instituições de Ensino Superior nordestinas.

Os encaminhamentos deverão ser apresentados durante o Fórum Nacional que acontece nos dias 14 e 15 deste mês, em Foz do Iguaçu (PR). A reunião foi aberta pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Jesualdo Farias, que falou sobre orçamento das universidades, lembrando que o do próximo ano já está resolvido, "mas o grande desafio é o orçamento para 2013".

O Prof. Marco Túlio de Castro Vasconcelos, Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e presidente do FORPLAD Regional Nordeste, disse que o encontro é um momento para troca de experiências, de ajuda mútua. Entre os assuntos comuns estão orçamento, recursos de custeio, vagas para concurso público e compras conjuntas. Na agenda do Fórum de hoje estão, também, debates sobre a relação das Instituições Federais de Ensino Superior com as fundações de apoio, as passagens internacionais e controle de ponto eletrônico dos servidores.

Para o Prof. Jesualdo Farias o orçamento das universidades para 2013 merece atenção porque, naquele ano, não haverá mais o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileira (REUNI), que fecha seu ciclo em 2012.

A mesa de abertura do Fórum foi composta pelo Reitor Jesualdo Farias, da UFC; pelo presidente nacional do FORPLAD, Prof. João Carlos Barbirotto, da Universidade Federal de Alagoas; pelo Presidente do Fórum Regional Nordeste, Marco Túlio Castro Vasconcelos; pelos professores Luiz Carlos Saunders e Ernesto Pitombeira, respectivamente Pró-Reitores de Administração e Planejamento da Universidade Federal do Ceará; pela Profª Maria Elias Soares, Vice-Reitora da Unilab e Maria do Rosário de Fátima, da Universidade Federal do Maranhão.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Foto: Jr. Panela

Atualizado em ( 13-Sep-2011 )