Labomar e Butantan receberão R$ 1,2 milhão para pesquisa sobre toxinas

O Projeto "Estudo da multifuncionalidade biológica de toxinas visando a sua aplicação", resultado de parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da UFC, foi contemplado em edital da Capes com R$ 1,2 milhão para a realização de suas atividades.

Com enfoque em toxinas provenientes de organismos marinhos e terrestres para fins biotecnológicos e farmacêuticos, o estudo irá investigar as anêmonas do arquipélago de São Pedro e São Paulo, no Rio Grande do Norte, e da baía de São Sebastião, em São Paulo; e a cascavel sul-americana.

Com essas ações multilaterais e interinstitucionais, mais de R$ 800 mil serão destinados a bolsas de estudo de diferentes modalidades acadêmicas, que incluem bolsas de pós-doutoramento, doutoramento pleno e sanduiche, bem como bolsas de mestrado. Os pesquisadores Gandhi Rádis, coordenador da pesquisa na UFC, e Profª. Irina Kerkis, coordenadora da pesquisa no Instituto Butantan, são credenciados a orientar os bolsistas. O trânsito de professores visitantes entre as Instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras também será favorecido.

"A aprovação desse projeto por uma agência nacional de fomento à pesquisa e de formação de recursos humanos é o reconhecimento pelo trabalho científico contínuo e de alto impacto que o grupo vem realizando na última década", salienta o Prof. Gandhi Rádis.

Fonte: Gandhi Rádis, Coordenador do Laboratório de Bioquímica e Biotecnologia do Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC) - (fone: 85 33667007)