Grupo da FEAAC divulga pesquisa sobre complexo industrial da saúde
- Sexta, 02 Setembro 2011 06:23
O Grupo de Pesquisa sobre Região, Indústria e Competitividade (RIC), vinculado à Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado da UFC, divulgou o relatório final da pesquisa "Potencialidades e Perspectivas para o Desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde no Estado do Ceará".
O estudo foi desenvolvido durante o ano de 2010 com apoio e financiamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Governo do Estado do Ceará. Teve duração de 10 meses e foi coordenado pelo Prof. Jair do Amaral Filho, do Departamento de Teoria Econômica, tendo como assistentes de pesquisa Leilane Riedmiller Mendes, Francisco José Alves de Castro e Nadja Mara de Souza Lopes.
A pesquisa mapeou a dinâmica dos principais serviços de saúde do Estado, das indústrias químico-biotecnológica e de equipamentos hospitalares, além de instituições de ensino e pesquisa da área de Saúde.
De acordo com o Prof. Jair do Amaral, foram apontadas pela equipe as principais fragilidades, potencialidades e perspectivas de desenvolvimento desse complexo, que nortearão a implantação da unidade de pesquisa e produção da Fiocruz no Ceará e embasarão gestores governamentais na elaboração de futuras políticas públicas de atenção à saúde.
O pesquisador afirma que a importância do trabalho reside no fato de a saúde ter ligações profundas com o campo da economia política, pelo fato de depender de arranjos políticos institucionais e ser provida por subsistemas específicos como o sistema de atenção à saúde, o setor químico-biotecnológico, a área mecânica e de insumos e as instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento.
O relatório completo da pesquisa pode ser acessado aqui.
Fonte: Prof. Jair do Amaral Filho, Coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Região, Indústria e Competitividade - (fones: 85 3366 7797 / 3366 7798 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)