Campus do Pici ganhará 200 mudas de espécies da caatinga
- Segunda, 30 Mai 2011 07:15
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que acontece de 1º a 6 de junho, serão plantadas 200 mudas de árvores de espécies da caatinga no processo de recomposição florestal do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará. A iniciativa é do PET - Conexões de Saberes.
O grupo, coordenado pelo Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, vai arborizar a área que está nos limites do campus com a comunidade Planalto do Pici, numa faixa de 500 metros, paralela à Av. Pernambuco, totalizando 2 mil metros quadrados.
O local foi indicado pela arquiteta Regina Lúcia Cunha, da Coordenadoria de Obras e Projetos (COP), porque ali não está prevista a construção de obras de expansão da infraestrutura da Universidade.
Serão plantadas as espécies angico, aroeira, azeitona roxa, carnaúba, chichá coronha, cumaru, jucá, jurema-branca, mulungu, sabiá, sabonete, surucucu e violete.
As mudas foram desenvolvidas no Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (Nepau) coordenado pelo Prof. Antonio Marcos Esmeraldo Bezerra, do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias da UFC.
A revitalização do Campus com plantio de espécies nativas é uma importante ação de educação ambiental, que propicia a preservação, além de melhorar a qualidade do ambiente, observa o Prof. Ronaldo Stefanutti. Em ações desta natureza descarta-se o plantio de espécies exóticas a fim de se evitar um desequilíbrio ambiental, com introdução de espécies invasoras e dominantes.
Fonte: Prof. Ronaldo Stefanutti - Coordenador do PET - Conexões e Saberes - (fone: 85 3366 9631)