Pôr do Som traz hoje a instrumentista Ana Cléria e Orquestra de Sopros

O Projeto Pôr do Som apresenta hoje (27), às 18h, no Bosque da Letras (Campus do Benfica da UFC), a versatilidade da regente, instrumentista (saxofone e flauta), cantora, produtora, arranjadora e arte-educadora Ana Cléria. Também se apresenta na ocasião a Orquestra de Sopros da UFC. O evento é gratuito e aberto ao público.

O reconhecimento de Ana Cléria como saxofonista e flautista começa pelo trabalho pioneiro no mercado musical cearense, que, ainda hoje, revela poucas instrumentistas mulheres. Licenciada em Música pela Universidade Estadual do Ceará, Ana Cléria participou de vários cursos de flautas, saxofone e regência-coral, como também de festivais internacionais nas cidades de Brasília (DF), Londrina (PR), Domingos Martins (ES) e Rio de Janeiro (RJ).

Formada também em Pedagogia, com especialização em Supervisão Escolar, e mestranda em música pela Campbellsville University (Kenthucy-USA), Ana Cléria é, atualmente, professora do Curso de Licenciatura em Música da UFC.

É também coordenadora do Grupo de Flautas da UFC e da Orquestra de Sopros da UFC. Ao Longo de sua experiência com corais, participou em 1997 da turnê pela Europa como instrumentista do Coral de Câmera do Ceará, apresentando-se na Bélgica, França, Espanha, Suíça e Áustria, por ocasião do "Centenário de Nascimento de Pixinguinha".

A Orquestra de Sopros da UFC foi criada em 2009 pelo Instituto de Cultura e Arte. É formada por 20 alunos do Curso de Música da Instituição e por outros músicos convidados de ONGs e projetos musicais, como do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os instrumentos que compõe a orquestra são: flautas transversais, clarinetas, saxofones (soprano, alto e tenor), trompetes, trombone, tuba e bateria. No repertório da orquestra estão presentes diversos estilos e gêneros musicais.

Na apresentação de hoje, serão apresentados temas do grupo ABBA e do compositor e cantor Elton John. Na bossa nova, o clássico "Chega de Saudade". Já na música nordestina, os músicos passarão por uma seleção de baiões. Para encerrar a noite instrumental, o hit "I Will Survive".

O Pôr do Som é uma oportunidade para quem gosta de música e aprecia um repertório de boa qualidade, principalmente o instrumental. A realização é da UFC, através do Programa de Educação Tutorial (PET) de Música e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional.

Com patrocínio do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, prevê a realização de recitais didáticos quinzenais no Bosque Moreira Campos, destinados a alunos de escolas públicas e à comunidade universitária, estimulando a formação de plateia, a valorização de grupos instrumentais cearenses e a movimentação da agenda cultural da UFC no Benfica.

Fonte: João Luís Studart, bolsista do PET de Música da UFC - (fone: 85 8777 2254)