Procurar no portal

Coral da UFC em final de temporada no Dragão do Mar nesse final de semana

O Coral da UFC encerra a segunda temporada do espetáculo "Borandá Brasil", no Teatro do Centro Dragão do Mar, nesse final de semana (28 e 29). Haverá o encontro musical entre coralistas da geração de 1980 com os novos integrantes do Coral, cantando juntos ao final do espetáculo, que tem 60min e começará às 20h15min.

O ensaio geral ocorreu na última noite (26), com a presença de alguns participantes dos anos 1980. A ideia de reunir as duas gerações de coralistas no palco surgiu do reencontro dos antigos membros através das redes sociais. Há cerca de dois meses, o jornalista Fernando Brito, ex-coralista, criou no Facebook o Grupo "Coral da UFC Pupilos de Izaíra". Começaram a aparecer fotos dos ex-coralistas. A partir de então, os regentes Erwin Schrader e Elvis Matos e a regente Izaíra Silvino, responsável pelo grupo durante a década de 80, começaram a pensar na possibilidade de promover encontros para que as duas gerações pudessem desenvolver alguma atividade em conjunto.

Da Internet para a sala de ensaio foi um pulo. O movimento ganhou força e virou realidade, iniciando-se uma troca de experiências entre duas gerações, que se unem pela musicalidade única do Coral da UFC. O resultado de toda essa articulação será apresentado no próximo final de semana, quando os antigos coralistas serão convidados a subir ao palco e apresentar duas músicas com os atuais integrantes, sob a batuta da regente Izaíra Silvino.
"Borandá Brasil" passeia pela música popular brasileira. O show conduz à viagem de um circo intinerante, que se movimenta através do universo de símbolos artísticos brasileiros, estabelecendo um nexo com a produção musical de diversas regiões do país. Em uma tenda circense, múltiplas atrações sonoras da vida brasileira convidam a todos para andar pelo País.

O espetáculo anuncia em diversos momentos as esferas que compõem as etnias de formação do "povo brasileiro". Sendo assim, o mosaico de vocabulários simbólicos se estende para elementos da cultura indígena, africana, nordestina, europeia, ou seja, toda a diversidade cultural que se condensou em nossa formação. Vários elementos estão ali: o sertão nordestino, as grandes cidades que atravessam a noite embaladas pelo som da música urbana e, especialmente, o artista brasileiro.

"Borandá Brasil" traz ainda segredos especiais para o palco e desafia o público a descobrir os truques dos cantores "mágicos". Em uma das cenas, um dos personagens desaparece e surge em outro local para continuar a história. Em outra, os coralistas usam o ilusionismo para trocar de roupa em segundos, sem dar ao público a chance de descobrir o segredo. Para obter este resultado, o coral manteve uma rotina de muitos ensaios, incorporando, além da música, outras linguagens artísticas, como o teatro e o circo.

O Coral da UFC também contou com a assessoria da Associação de Mágicos do Ceará para conseguir desenvolver as cenas de ilusionismo. Os ingressos custam R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Mais informações no site do Coral da UFC ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Equipe de Produção do Coral da UFC - (fone: 85 8843 7301 / 8852 8433)

Fotos: Diego Normandi

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300