Ministro Fernando Haddad enaltece integração em aula inaugural da Unilab

Após cerca de um ano e meio sob tutoria da Universidade Federal do Ceará, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realizou quarta-feira (25) sua aula inaugural, no município de Redenção, com a presença do Ministro da Educação, Fernando Haddad.

Durante a solenidade, ele disse que "estamos fazendo o resgate de uma dívida que temos para com os países lusófonos, sobretudo africanos, que não pode ser paga com dinheiro". Instalada através de parceria com a UFC, a Unilab será responsável por intensificar o intercâmbio acadêmico entre o Brasil e as nações cujo principal idioma é o Português.

O Campus da Liberdade ficou pequeno para receber as mais de mil pessoas que prestigiaram a solenidade. Autoridades convidadas, a comunidade universitária e a população local aguardaram o início da programação ao som da Orquestra Filarmônica do Ceará.

Exposição de fotografias da trajetória do início da Unilab, desde a primeira audiência pública, e do painel com a perspectiva do Campus das Auroras, chamou a atenção dos presentes. A abertura foi marcada pelo hasteamento da bandeira pelos reitores Paulo Speller, da Unilab, e Jesualdo Farias, da UFC.

Na aula, que marcou o início das atividades acadêmicas do primeiro trimestre da turma de 180 alunos dos cinco cursos de graduação da Unilab, o ministro Fernando Haddad disse às autoridades convidadas e aos estudantes que "inteligência não escolhe lugar para nascer". Por isso, destacou a integração que será promovida pela Unilab, com parte dos estudos aqui e parte nos países de origem dos estudantes. "O mais importante é que ao retornarem aos respectivos países, possam colaborar com o desenvolvimento local".

A expansão das universidades federais, no Brasil, promovida pelo presidente Lula, foi citada como parte das conquistas. O ministro destacou ainda o alto grau de compromisso do governo do Ceará para o desenvolvimento local. "O governador Cid Gomes sabe que o desenvolvimento econômico tem de vir com o desenvolvimento humano, com maior esforço na área da educação", afirmou Haddad, ressaltando que o Governador foi decisivo para a instalação da Unilab no Ceará, especialmente em Redenção, por ter sido a primeira cidade a libertar seus escravos, além de estar em posição estratégica em relação a Fortaleza e à África.

Já o reitor Paulo Speller, da Unilab, deu a boa nova da aula inaugural. Ele anunciou o compromisso do governador Cid Gomes em atender demanda da população do Maciço de Baturité, com a construção de um hospital regional, "que permitirá à Unilab somar ao curso de Enfermagem, outros como Farmácia, Saúde Pública e Medicina".

No discurso, o governador disse ter aceito a provocação positiva do reitor Speller para, a exemplo do hospital do Cariri, Sobral e o de Quixeramobim, assumir o compromisso com o hospital regional em Redenção, "desde que a Unilab implante o curso de Medicina, que será a base de formação e qualificação de estudantes, para suprir a demanda por profissionais da área. Meu compromisso está de pé", finalizou o governador.

A solenidade teve ainda a participação dos ministros da Educação de Cabo Verde, Antonio Correia e Silva; de Guiné-Bissau, Artur Silva; dos secretários René Barreira, da Secitece, e Izolda Cela, da Educação, Mauro Filho, da Fazenda; da prefeita Francisca Torres Bezerra (Cimar), de Redenção; reitores Jesualdo Farias (UFC), Assis Araripe (Uece), Cláudio Ricardo (IFCE) e Antonio Colaço (UVA); Edgar Linhares, do Conselho Estadual de Educação; Senador Inácio Arruda; deputados federais Eudes Xavier, José Airton e Domingos Neto; Helder dos Santos Muteia, da FAO; Ana Márcia Diógenes, coordenadora do Unicef, além de prefeitos e vereadores do Maciço de Baturité.

Fonte: Escritório da Unilab - (fone: 85 3366 9496)

Fotos: Davi Pinheiro