Continuidade do processo de expansão da UFC só com garantias do MEC

A UFC só pode dar continuidade à sua política de expansão pelo Interior do Estado se tiver sinalização objetiva do Ministério da Educação, dando todas as garantias para a manutenção do processo, disse o Reitor Jesualdo Farias ao Prefeito João Dilmar, de Limoeiro do Norte, em reunião terça-feira (24).

O prefeito reivindicou a instalação de um campus da UFC no Vale do Jaguaribe, em município que seria escolhido através de consenso das lideranças da região. O Prof. Jesualdo Farias ressaltou que o processo de expansão da Universidade, que tem campi instalados nas regiões Norte, Sul (Cariri) e Sertão Central, recebeu total apoio do governo do ex-Presidente Lula e acrescentou que "a continuidade dessa política é um propósito da atual Administração Superior".

O Prof. Jesualdo destacou, no entanto, que são necessários muitos pré-requisitos para que a UFC dê prosseguimento à sua interiorização, como a garantia, por parte do Ministério da Educação, da criação de vagas para professores e técnico-administrativos, por exemplo.

O MEC teria de assegurar, também, todos os recursos para a implantação da infraestrutura física e de equipamentos e custeio das atividades. Seria necessária, ainda, a criação, pelo Congresso Nacional, dos cargos de Diretor, Vice-Diretor, coordenadores de cursos, entre outros.

Depois de ouvir as explicações, o Prefeito João Dilmar disse entender a complexidade que cerca a instalação de um campus da Universidade no Interior. No final do encontro, o Prof. Jesualdo Farias enfatizou que "o empenho em expandir o ensino superior de qualidade em nosso Estado só não é maior do que a determinação de assegurar a sustentabilidade desse processo".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Foto: Davi Pinheiro