Campus de Porangabuçu terá novos prédios para Faculdade de Medicina e FFOE

Durante a manhã de terça-feira (24), o Reitor Jesualdo Farias percorreu os locais de obras que estão sendo implementadas no Campus de Porangabuçu. Ele foi acompanhado pelo Pró-Reitor de Administração, Prof. Luís Carlos Uchôa Saunders, e pelo Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira.

Também integravam a comitiva o Diretor da Faculdade de Medicina, Luciano Moreira; o Coordenador de Obras e Projetos, Rafael Henriques; e o Prefeito do Campus, José Herculano Soares. Compareceu ainda uma equipe de engenheiros da UFC, responsáveis pela fiscalização das obras.

O primeiro local visitado foi um prédio de cinco pavimentos, na Faculdade de Medicina, que abrigará em seu piso térreo os ambulatórios de Atenção ao Idoso, Pneumologia, Reumatologia e Atenção Fisioterapêutica. Na obra, estão sendo investidos R$ 3,4 milhões.

O primeiro pavimento será destinado a salas de aula de diferentes tamanhos, para atender a grupos de 25, 50 e 100 alunos. Os laboratórios de Habilidades Clínicas, Cirúrgicas e de Comunicação ficarão no segundo pavimento, enquanto no terceiro serão distribuídos mais salas de aula, gabinetes de professores e salas para a administração dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Ainda está em definição o que será instalado no quarto e no quinto pavimentos.

Antes de percorrer as obras em andamento, o Reitor e a comitiva estiveram no Departamento de Patologia e Medicina Legal, tendo sido recebidos pela Profª Márcia Pitombeira. Lá, foram apresentadas intervenções na infraestrutura de laboratórios e salas de aulas práticas.

Na Faculdade de Medicina, também foram visitadas as dependências do Departamento de Morfologia, percorrendo os respectivos laboratórios. O trajeto foi acompanhado pela Profª Eliane Silva de Oliveira. Na ocasião, o Prof. Jesualdo relembrou o tempo em que, ainda em campanha com o então candidato a Reitor Prof. Ícaro Moreira, recebeu as reivindicações dos professores dos Departamentos de Patologia e Medicina Legal e de Morfologia. O dirigente demonstrou satisfação por constatar os avanços, acrescentando que se sente ainda mais recompensado por saber que a comunidade acadêmica dá sua contrapartida, ao mostrar trabalho e crescimento.

NOVA FARMÁCIA – Encontra-se bem adiantada a obra de construção do bloco de quatro pavimentos que atenderá ao Curso de Farmácia. Nele, funcionarão salas de aula, laboratórios e gabinetes. Em área contígua, funcionarão o refeitório do Campus de Porangabuçu e o curso de Fisioterapia.

TOMÓGRAFO ODONTOLÓGICO – Atendendo ao convite da Profª Neiva Francenely Vieira, Diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), o Reitor Jesualdo Farias visitou o Curso de Odontologia. No local, está instalado o único tomógrafo odontológico do Ceará, que atende a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O equipamento custou cerca de R$ 300 mil e permite a realização de telerradiografia, análise cefalométrica e tomografias panorâmicas. A média de atendimento é de 15 pacientes/dia. Nas diversas clínicas de atendimento ao público do curso de Odontologia, são atendidas cerca de 300 pessoas diariamente.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fones: 85 3366 7331 / 3366 7332)

Atualizado em ( 02-Jun-2011 )