Plataforma Freire inscreve para cursos a distância da Universidade Aberta do Brasil

Estão abertas inscrições na Plataforma Freire para a realização de cursos de aperfeiçoamento, extensão e especialização, contemplados pela Rede Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pela Chamada Pública de 2010. No Ceará, os cursos de extensão serão ofertados através do Instituto UFC Virtual.

Os cursos serão nas áreas de Educação Ambiental, Educação para os Direitos Humanos e Educação de Jovens e Adultos. Já os cursos de formação continuada são destinados a professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais que foram registrados no Censo Escolar de 2009 ou de 2010.

O processo de indicação/inscrição nos referidos cursos será realizado diretamente na Plataforma Freire.

O processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de extensão e aperfeiçoamento sofreu mudanças em relação aos anos anteriores. Agora, a indicação dos professores para esses cursos deve ser feita pelo Diretor de sua escola, de acordo com cronograma divulgadi pelo Ministério da Educação.

A partir de 11 de maio e por tempo indeterminado o Secretário de Educação deve confirmar ou alterar a lista de diretores de cada escola, responsáveis pelas indicações referentes ao seu município/estado na Plataforma Freire.

Ainda de acordo com o cronograma, no período de 16 a 29 de maio, os Diretores de Escolas devem indicar os professores que realizarão os cursos ofertados na Plataforma Freire. De 23 de maio até 5 de junho, o professor deve confirmar se tem interesse ou não em realizar o curso para o qual foi indicado pelo Diretor da Escola.

De 6 a 16 de junho, o Secretário de Educação deve validar as pré-inscrições referentes ao número de professores que efetivamente poderão ser cedidos e apoiados para realização dos cursos. A partir de 18 de junho, o Coordenador de Curso visualiza a lista de professores validados para seu curso, podendo realizar então a dos professores para comporem as turmas do curso.

Já o processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de especialização ofertados pela Plataforma Freire deve ser feito diretamente pelos professores. O interessado deve observar o cronograma e o responsável por cada da fase.

No período de 30 de maio a 5 de junho o professor deve realizar a pré-inscrição nos cursos de especialização mediante a Plataforma Freire. No período de 6 a 16 de junho o Secretário de Educação deve ter o cuidado para validar somente as pré-inscrições referentes ao número de professores que efetivamente serão cedidos e apoiados para a realização dos cursos.

A partir de 18 de junho o Coordenador de Curso visualiza a lista de professores validados para seu curso, na Plataforma Freire, podendo realizar então a dos professores para comporem as turmas do curso.

Fonte: Prof. Herbert Lima, do Instituto UFC Virtual - (fone: 85 3366 9031)