Doutores podem inscrever-se para bolsas nos EUA até 31 de maio

A Comissão Fulbright Brasil está com inscrições abertas, até 31 de maio, para três modalidades de bolsas nos Estados Unidos, todas destinadas a professores brasileiros com doutorado concluído antes de 2007 e com 10 anos de experiência profissional qualificada nas áreas em destaque.

Uma das oportunidades é para a Cátedra Fulbright em Ciências e Políticas Ambientais, na Universidade do Texas (Austin). Os interessados em participar da seleção devem apresentar proposta para ministrar curso de três horas semanais, para graduação avançada ou pós-graduação, em uma das seguintes áreas: Direito e Políticas Ambientais; Justiça Ambiental; Governança Ambiental; e Direito e Política de Recursos Naturais.

Em outra modalidade, doutores nas áreas de bioenergia (biodiesel, gaseificação, matéria primas de biomassa); ciência de plantas e hidrologia podem participar da seleção para a Cátedra Fulbright em Ciências Agrícolas, na Universidade do Nebraska (Lincoln). O selecionado deverá desenvolver pesquisa e, eventualmente, participar de atividades de ensino na área de ciências agrícolas, por quatro meses, no período de janeiro a maio de 2012. Será dada preferência a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica prévia nos EUA.

A última oportunidade é para a Cátedra Fulbright em Direitos Humanos na Universidade de Notre Dame (Indiana). As atividades se desenvolverão por três meses, de janeiro a abril de 2012. Será dada preferência a candidatos com pouca ou nenhuma experiência acadêmica prévia nos EUA. Mais detalhes sobre o processo de seleção para todas as cátedras podem ser obtidos no site da Comissão Fulbright.