Pesquisadores lançam sexta-feira (20) livro que discute plantas tóxicas

Será lançado nessa sexta-feira (20), às 16h, no Hotel Mareiro (Av. Beira-Mar, n° 2380 – Meireles) o livro "Plantas Tóxicas – Estudo de Fitotoxicologia Química de Plantas Brasileiras", de autoria do professor emérito da UFC Francisco José de Abreu Matos, idealizador do projeto das Farmácias Vivas e falecido em 2008; das professoras Maria Goretti de Vasconcelos Silva (Departamento de Química da UFC), Mirian Pinheiro de Sousa e Maria Elisa Oliveira Matos (Departamento de Farmácia), Lúcia de Fátima Lopes dos Santos (Universidade Estadual do Ceará) e do médico Harri Lorenzi (Instituto Plantarum).

A obra discute, entre outras questões, as intoxicações provocadas por alguns tipos de plantas, que se têm constituído, ao longo dos anos, em grave problema tanto para a saúde da população como para a economia do país. São abordados os aspectos botânico, toxicológico e químico dessas plantas.

Fonte: Profª Maria Goretti de Vasconcelos Silva, do Horto de Plantas Medicinais da UFC, Laboratório de Produtos Naturais - (fone: 85 3366 9965 / 3366 9418)