VI Semana de Direito da UFC prossegue até sexta-feira (20)

Foi aberta na noite dessa segunda-feira (16), no auditório da Faculdade de Direito, a VI Semana do Direito da Universidade Federal do Ceará, que prossegue até sexta-feira (20). Na solenidade de abertura, prestou-se homenagem póstuma ao Prof. José de Albuquerque Rocha, docente da Faculdade de Direito falecido em 2010.

Na ocasião, foi exibido um vídeo produzido pelos alunos, com depoimentos de professores, alunos e servidores da Universidade. Advogado, jurista e professor, José de Albuquerque Rocha foi um dos mais importantes processualistas brasileiros. Publicou vários livros sobre o assunto, alcançando visibilidade nacional e internacional por sua contribuição ao Direito processual. Conforme o Prof. Flávio Gonçalves, José Rocha introduziu o pensamento de Fazzalari no Brasil e outros processualistas de dimensão crítica.

Após a cerimônia de abertura, os professores Celso Campilongo (Universidade de São Paulo - USP) e Newton de Menezes Albuquerque (UFC) falaram sobre a conferência “Interpretação do Direito e Democracia”. A semana traz em sua programação palestras, minicursos, oficinas, mostra de cinema e eventos como o Encontro de Pesquisa da Faculdade de Direito da UFC e o II Seminário de Ciências Criminais do Ceará, que será realizado quinta-feira (19) com o tema “A criminalidade na internet”.

Um dos convidados é o Prof. Eros Roberto Grau, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), que falará nesta terça-feira (17), às 20h30min, sobre “A Interpretação do Direito e o STF”. Os temas pautados incluem, ainda, políticas públicas, impostos, Código de Processo Civil, direitos humanos, educação jurídica, propriedade intelectual, direitos trabalhistas, sistema penal, Direito Ambiental e reforma no Judiciário.

As inscrições para a VI Semana de Direito podem ser feitas até esta terça-feira (17), no Centro Acadêmico Clóvis Bevilácqua – CACB (Rua Meton de Alencar, s/n – Centro). A taxa cobrada é de R$ 50,00 para estudantes da UFC, R$ 60,00 para alunos de graduação de outras instituições e R$ 100,00 para profissionais. Mais informações através do telefone (85) 3366.7826. A programação completa está no site da VI Semana de Direito.

Fonte: Raphael Franco, Secretário de Comunicação do CACB - (fone: 85 3366 7826 / 8806 0979)