Falece a Profª Grasiela Teixeira Barroso e corpo será velado no Ternura

Faleceu, na manhã de hoje (13), a professora emérita da Universidade Federal do Ceará, Maria Grasiela Teixeira Barroso, aposentada do Departamento de Enfermagem. O corpo será velado, a partir de 11h, na funerária Ternura (Rua Padre Valdevino, 2255, Aldeota), onde haverá missa de corpo presente, às 16h. O sepultamento será em seguida, no Cemitério Parque da Paz (Av. Presidente Juscelino Kubistchek, n° 4454 - Passaré).

A chefe do Departamento de Enfermagem da UFC, Profª Maria Dalva Santos Alves, destaca que a Profª Maria Grasiela tornou-se "uma das personalidades mais respeitadas na área de Saúde do Ceará por sua luta pelo crescimento da Enfermagem". Em 1970, durante a gestão do reitor Fernando Leite, ela foi a docente indicada para implantar o Curso de Enfermagem da UFC.

A Profª Grasiela foi também consultora do Ministério de Educação e Cultura e fundou o Programa Especial de Treinamento (PET) de Enfermagem, em 1988, o pioneiro do Brasil na área.

Em 1994, recebeu o título de Professor Emérito da UFC, outorgado pelo Magnífico Reitor Antonio de Albuquerque Sousa Filho, por deliberação unânime do Conselho Universitário. Em 2001, foi agraciada com o Mérito de Personalidade pelo apoio prestado ao engrandecimento da Enfermagem no Ceará, pela ABEn - Seção Ceará e recebeu 39 prêmios e homenagens.

"Sua trajetória de vida confunde-se com a história da Enfermagem cearense, pois, de maneira ímpar, atuou plenamente para o crescimento e desenvolvimento da profissão, sendo considerada um símbolo de enfermeira, professora, e, principalmente, de pessoa humana", acrescenta a Profª Dalva.

Fonte: Profª Maria Dalva Santos Alves, Chefe do Departamento de Enfermagem da UFC - (fone: 85 3366 8455)

Atualizado em ( 13-May-2011 )