Pró-Reitoria de Pesquisa estabelece regras para cálculo da PCD

Para complementar a Resolução nº 2, do CEPE, que trata do regime de trabalho e carga horária de aulas dos professores da UFC, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação baixou Portaria estabelecendo regras relativas ao cálculo da Produção Científica do Docente.

A íntegra da Portaria nº 01/PRPPG está disponível no site da respectiva Pró-Reitoria. Para o cálculo da PCD serão utilizados os mesmos critérios de pontuação da Tabela de Qualificação usada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade, tendo como referência a produção dos últimos três anos, esclarece o Pró-Reitor Gil de Aquino Farias.

O docente com PCD maior ou igual a 25 pontos no último triênio poderá requerer, junto à sua unidade acadêmica, redução da carga horária de aulas de 16 horas para 8 horas semanais. O que tiver PCD maior ou igual a 18 pontos, e menor que 25 pontos no último triênio, poderá requerer redução da carga horária de aulas de 16 horas para 12 horas semanais. Esses critérios serão utilizados a partir do segundo semestre de 2011 e irá vigorar pelos cinco semestres seguintes.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação definiu o seguinte calendário para que os professores solicitem a redução de carga horária: no dia 16 de maio para os docentes que já tiveram suas propostas julgadas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); de 16 a 19 de maio para aqueles que não têm solicitação junto ao PIBIC. A homologação pelo comitê interno se dará dia 23 e a divulgação da lista final, no dia 24 de maio.

Fonte: Prof. Gil de Aquino Farias, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação - (fone: 85 3366 9940)