Empossados mais dez professores e dois servidores técnico-administrativos

Tomaram posse na quinta-feira (25), em solenidade presidida pelo Reitor Jesualdo Farias, dez professores e dois servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará. A UFC possui 1.870 professores efetivos, além de 200 temporários e visitantes. Cerca de 40% dos professores ingressaram nos últimos quatro anos.

É uma renovação saudável para a Universidade, enfatizou o Prof. Jesualdo, em sua fala de boas-vindas aos “novos colegas”. O Reitor expôs que UFC é uma das 10 melhores Instituições de Ensino Superior do País, com seus 110 cursos de graduação e 100 cursos de pós-graduação (41 doutorados e 59 mestrados).

Através de números, o dirigente mostrou a grandiosidade da Universidade, cuja comunidade acadêmica soma aproximadamente 51 mil pessoas, entre professores, estudantes de graduação (presencial e semipresencial), pós-graduação, Casas de Cultura e servidores técnico-administrativos. Ele lembrou ainda que, em nosso Estado, apenas cerca de 32 municípios têm mais do que 50 mil habitantes.

O Reitor citou programas de assistência estudantil, equipamentos culturais e programas de extensão promovidos através da Pró-Reitoria de Extensão, que atingem cerca de um milhão de pessoas. Ressaltou o ingresso da UFC no sistema ENEM/SiSU, que, para ele, embora tenha sido realizado apenas uma vez, já mostrou um dado positivo, que é da inclusão. Neste ano, a UFC tem estudantes de 151 municípios cearenses e, ao contrário do apregoado pelos adversários do sistema, a Universidade não foi tomada por estudantes de outras unidades da Federação.

Foram empossados os professores Ana Paula de Medeiros Ribeiro para a Faculdade de Educação; André Vasconcelos Ferreira, para a Faculdade de Economia; César Augusto Baio Santos, para o Instituto de Cultura e Arte; Jarbas de Sá Roriz Filho, para a Faculdade de Medicina; Valderez Ponte Rocha, para o Departamento de Engenharia Química; Michel Mascarenhas Silva e William Paiva Marques Júnior, para a Faculdade de Direito; Patrik Luiz Patori, para o Deparatamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias e Tiago Caula Ribeiro, para o Campus da UFC no Cariri. Para a Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia Civil tomou posse o Assistente em Administração Heitor Ferreira Ximenes e como Técnico de Laboratório de Entomologia, para o Campus do Cariri, Raul Azevedo.

O Reitor Jesualdo Farias finalizou a solenidade desejando sucesso na trajetória de todos dentro da Universidade, destacando que todos encontrarão na Instituição oportunidades para crescer e, acima de tudo, liberdade de pensamento, “pois a UFC é a casa do pensar”.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7331 / 3366 7332)