Programa de Iniciação à Docência seleciona bolsistas nas licenciaturas

A Coordenadoria de Planejamento e Acompanhamento Curricular (Copac) da Pró-Reitoria de Graduação da UFC recebe, até sexta-feira (26), inscrições para seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São ofertadas 11 vagas a estudantes das licenciaturas em Física, Música, Pedagogia, Química, Teatro e Sociologia.O projeto tem o objetivo de valorizar a profissão de professor e intensificar o contato dos estudantes de Licenciatura com a prática docente, especialmente na Educação Básica. A seleção ocorrerá simultaneamente em cursos de Fortaleza e Juazeiro do Norte.

Os pré-requisitos para participar são: ser brasileiro ou possuir visto de permanência definitivo; estar regularmente matriculado do segundo ao penúltimo semestre (cursos de Física, Música, Química e Teatro) ou do quarto ao penúltimo semestre (curso de Pedagogia); estar em dia com as obrigações eleitorais (se brasileiro); estar em dia com as obrigações militares e ter disponibilidade imediata de dedicar 16 horas semanais ao projeto. Não serão aceitos prováveis concludentes de 2011.2.

Os interessados devem dirigir-se às coordenações dos respectivos cursos e preencher a ficha de inscrição disponível no local. É preciso apresentar também cópias da carteira de identidade ou visto de permanência definitiva; do CPF; do comprovante de matrícula no semestre em andamento; do título de eleitor (juntamente com os comprovantes de votação da última eleição ou certidão de quitação eleitoral); do certificado de reservista (para os homens); do histórico escolar atualizado e de uma conta de energia elétrica dos últimos três meses, onde conste o endereço residencial do inscrito.

Também é necessário entregar termo de compromisso para início imediato das atividades do projeto (a ser preenchido no ato da inscrição); curriculum vitae acompanhado dos documentos comprobatórios e carta de motivação, explicitando o interesse em atuar futuramente na educação básica pública.

O processo seletivo constará de duas fases: a primeira compreende análise do histórico escolar, do currículo, da documentação enviada e do Índice de Rendimento do Aluno (IRA). A segunda fase consistirá em entrevista e análise da carta de motivação. As bolsas concedidas – no valor mensal de R$ 400,00 – terão vigência de 12 meses, podendo ser prorrogadas por igual período.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação da UFC - (fone: 85 3366 9527)