Seminário CASa de Filosofia será aberto quarta-feira (31) discutindo o Amor

"A Filosofia do Amor" é o tema de abertura do Seminário CASa de Filosofia, na próxima quarta-feira (31), de 16h às 19h, no Auditório Cândido Pamplona, do Centro de Tecnologia da UFC, no Campus do Pici. A palestra inaugural será dada pelo Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, do Curso de Filosofia do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Ao lado do Prof. Custódio, o professor Konrad Utz, também do ICA, será o debatedor do evento. Segundo o palestrante, "como se trata de um tema híbrido, marcado por uma presença, ao mesmo tempo ausente, ou por uma ausência, ao mesmo tempo presente, o amor se constitui em tema estritamente filosófico, que somente a experiência é capaz de retirar da penumbra, do seu esconderijo astucioso e do anonimato. A filosofia, então, discute essa natureza teórico-prática, escorregadia, polifônica, que permite o filosofar", afirma.

Durante o evento, o Prof. Manfredo de Oliveira, também do Curso de Filosofia da UFC, será homenageado por seus 70 anos, boa parte dedicados aos estudos filosóficos, e pela contribuição significativa à formação de filósofos graduados na Universidade.

Os seminários CASa de Filosofia vêm acontecendo desde o ano passado, como ação do Programa de Formação Docente da UFC, através do Projeto CASa (Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa), coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação. No CASa, os mais de 800 professores que ingressaram na Instituição a partir de 2008 atuam de forma cooperativa, criando suas comunidades de aprendizagem, denominadas de Ambiência Temática.

Através da ambiência "Desenvolvimento Sustentável", composta por engenheiros recém-ingressos e coordenada pelo Prof. Ronaldo Stefanutti, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da UFC, surgiu o interesse de estudar e promover seminários de Filosofia.

Até o final de 2012 serão realizados 14 seminários mensais com a participação de docentes de Filosofia da UFC e de outras universidades brasileiras, que irão compartilhar suas reflexões sobre temas de interesse contemporâneo. Qualquer pessoa pode participar do CASa de Filosofia, inscrevendo-se no Portal CASa.

Fonte: Prof. Francisco Silva Cavalcante Junior, Coordenador do Projeto CASa - (fone: 85 3366 9526 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)