UFC obtém boa colocação no ranking ibérico e latino-americano

Pesquisa divulgada pelo Scimago Institutions Ranking (SIR 2011), que analisou a produção científica de 1.369 instituições de Ensino Superior (IES) de 42 países ibéricos e latino-americanos, mostrou a Universidade Federal do Ceará na 55ª colocação, enquanto sua posição no ranking restrito à América Latina é o 24º lugar.

O SIR analisou as atividades científicas das IES, gerando quatro indicadores: produção científica (PC), colaboração internacional (CI), qualidade científica média (QCM) e percentagem de publicações em revistas do primeiro quartil (SJR-1Q), que mede a quantidade e procedência de citações nas revistas de maior influência e prestígio científico do mundo. Esses indicadores foram elaborados a partir da produção científica existente na base de dados Scorpus, período 2005-2009.

Entre as instituições brasileiras da região Nordeste, a UFC aparece no ranking geral como a segunda mais bem colocada. Porém, em relação à primeira colocada da região (a Universidade Federal de Pernambuco, 37ª posição no âmbito ibero-americano e 17º lugar no ranking latino-americano), a UFC apresenta dois indicadores (CI e SJR-1Q) mais bem avaliados que a UFPE, além de ter nota igual no indicador QCM.

No ranking geral, com relação ao indicador de colaboração internacional (CI), a UFC possui valor superior ao da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita-Unesp (4º lugar na América-Latina e 5º em Ibero-América), ao da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp (3º lugar na América-Latina e em Ibero-América) e equivalente ao valor obtido pela Universidade de São Paulo-USP (1º lugar na América-Latina e em Ibero-América).

No indicador QCM (qualidade científica média), a UFC ainda possui produção científica 30% inferior à média mundial. Apesar disso, nesse indicador, está empatada com a Unesp. Já em relação ao indicador SJR-1Q, a UFC obteve valor 16% superior ao da Unesp.

O resultado mostra o alto desempenho dos pesquisadores da UFC, bem como dos programas de pós-graduação a que pertencem. O relatório completo, com todos os dados e pontuações referentes a cada um dos indicadores analisados encontra-se no site da Scimago Institutions Ranking, com versões em português, espanhol e inglês.

Fonte: Prof. Wagner Andriola, da Secretaria de Desenvolvimento Institucional - (fone: 85 3366 7414)

Fotos: Davi Pinheiro e Jr. Panela