Gervásio Colares é homenageado por pesquisadores nacionais e internacionais

Em solenidade realizada na quarta-feira (17), no Auditório da Reitoria, o Prof. Antônio Gervásio Colares foi homenageado pela comunidade acadêmica da UFC. O tributo fez parte do Encontro Internacional de Geometria Diferencial e Equações Diferenciais Parciais, encerrado hoje em Fortaleza.

Também foi comemorado o cinquetenário do Departamento de Matemática da UFC, do qual Colares foi um dos mentores. Compareceram à cerimônia diversos pesquisadores brasileiros e internacionais (oriundos de países como Alemanha, França, Espanha, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Japão e China) que já publicaram trabalhos em co-autoria com o Prof. Gervásio.

Discursaram no evento o Reitor Jesualdo Farias e João Lucas Martins Barbosa, professor titular do Departamento de Matemática, docente que possui o maior número de pesquisas em parceria com o homenageado.

CARIRI – De acordo com o Prof. Ciro Nogueira Filho, Diretor do Campus da UFC em Quixadá e docente do referido Departamento, o Prof. Gervásio Colares será agraciado com honras também no Campus do Cariri, durante o Encontro Cearense de Matemática. O evento acontece de 22 a 26 de agosto, em Juazeiro do Norte, e é uma realização da UFC, da Universidade Regional do Cariri (Urca) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).

O encontro já conta com mais de 1.000 inscrições de vários estados brasileiros, sendo destinado a estudantes e professores de Matemática do Ensino Superior, Tecnológico e Médio. A programação conta com palestras, minicursos, oficinas e conferências. Na ocasião, será anunciada oficialmente a criação do Mestrado Profissional em Matemática, previsto para iniciar naquele campus em 2012.

Fonte: Prof. Jorge Lira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC - (fone: 85 3366 9302)