Projeto Educação do Campo encerra capacitação em assentamentos

Promovido com o objetivo de diminuir o analfabetismo em assentamentos e reduzir a miséria em comunidades rurais, o Projeto "Educação do Campo – Capacitação de Jovens e Adultos para o Desenvolvimento no Campo" encerrou curso de oito meses com um seminário de avaliação, no último dia 12, em Fortaleza.

Devido aos bons resultados, a iniciativa está concorrendo ao prêmio da Cúpula Mundial de Inovação na Educação, que se realizará em novembro, no Qatar, país árabe.

O projeto foi executado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), em cooperação técnica com a Associação Alfasol, através de convênio gerenciado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário, com apoio do Instituto Agropolos do Ceará (IAC), a partir da instalação do seu Comitê Gestor.

O projeto teve início em janeiro de 2010, quando foi assinado convênio, e as aulas do curso começaram em novembro. A iniciativa ocorreu em 46 municípios cearenses, envolvendo 209 Comunidades Rurais/Assentamentos e Comunidades Tradicionais, 12 coordenadores territoriais, 22 coordenadores de turmas, 209 educadores e 2.599 educandos.

Segundo o Prof. Francisco Amaro Gomes, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará, coordenador do Projeto na UFC, foi registrada baixa evasão nas turmas, o que deve ter reflexos no resultado da capacitação.

Fonte: Prof. Francisco Amaro Gomes de Alencar, do Departamento de Geografia da UFC - (fone: 85 3366 9855)