Conferência sobre segurança alimentar inscreve participantes

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea – CE) está com inscrições abertas para participação na IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (IV CESAN), que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto, no Ponta Mar Hotel (Av. Beira-Mar, 2200 – Meireles).

As vagas são limitadas e destinadas a observadores e convidados, sem direito a voto nas plenárias da conferência. O Conselho tem sua sede na Rua Pereira Valente, 491 – Aldeota.

O evento traz, em 2011, o tema "Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos", com programação que visa debater as perspectivas para efetivação do direito humano à alimentação adequada e promoção da soberania alimentar em âmbito nacional e internacional. Em outros espaços, devem ser apresentadas recomendações relacionadas ao Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e seus desdobramentos em nível estadual.

Um dos objetivos da conferência é avaliar as políticas públicas da área e qualificar o processo de implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas três esferas de governo.

De acordo com a Profª Shandra Aguiar, do Departamento de Economia Doméstica e membro do Consea – CE, o evento é a culminância de uma série de reuniões territoriais que mobilizaram os 184 municípios do Ceará, nas quais foram encaminhados vários pontos da pauta e escolhidos os delegados ao evento.

A IV CESAN é uma promoção do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea – CE), instância de discussão sobre a política de segurança alimentar cuja finalidade é erradicar a fome do Brasil. Representam a UFC no Consea – CE as professoras Shandra Carmen Aguiar e Elza Franco Braga, do Departamento de Ciências Sociais.

Fonte: Profª Shandra Aguiar, da UFC e Consea – CE - (fone: 85 3101 1563)