Assinado acordo de cooperação para saúde do servidor público

Assinado acordo de cooperação técnica que institui o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) na UFC. A unidade, que atenderá aos servidores públicos da Universidade e de outros órgãos participantes do acordo, faz parte da Política Nacional de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS).

Participaram da solenidade, ocorrida dia 11 de agosto, no auditório da Reitoria da UFC, o Reitor Jesualdo Pereira Farias; o Vice-Reitor Henry de Holanda Campos; o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Duvanier Paiva Ferreira; o Diretor do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor, Sérgio Antônio Martins Carneiro; o Superintendente de Recursos Humanos da UFC, Fernando Henrique Monteiro Carvalho; e a Diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano da SRH e futura coordenadora do SIASS, Celina Amália Galvão Lima.

Entre os objetivos do SIASS/UFC, estão a promoção de uma política de saúde transversal entre os diferentes órgãos da Administração Pública Federal; o planejamento, coordenação e execução de ações de vigilância e promoção à saúde, através da proposta de medidas de prevenção e de correção nos ambientes e processos de trabalho; e a elaboração do perfil epidemiológico da saúde dos servidores.

Os serviços da unidade SIASS/UFC serão ofertados, em caráter provisório, no local onde atualmente funciona o Núcleo de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudantes (Nupase), no bloco da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Ao todo, 5.600 servidores da UFC serão beneficiados. A partir desta sexta-feira (12), as perícias podem ser agendadas, preferencialmente, pelo próprios servidores, através do telefone (85) 3366.7780, de 7h às 18h.

O quadro funcional será composto por nove médicos peritos, dois médicos, quatro odontólogos peritos, três assistentes sociais, dois programadores culturais, um médico do trabalho, dois engenheiros de segurança do trabalho, um enfermeiro, quatro técnicos em enfermagem, um auxiliar de enfermagem, cinco agentes administrativos e um administrador.

Entre as metas apontadas para até o final de 2011 estão atingir o percentual mínimo de 90% das perícias agendadas; realizar encontros técnicos e de integração e um encontro de capacitação para o corpo técnico-administrativo com os órgãos participantes do acordo; e promover atividades culturais, incluindo a Semana do Servidor Público etc.

Durante a solenidade de instalação da unidade SIASS/UFC, houve apresentação de três projetos de promoção e prevenção à saúde do servidor da Instituição, coordenados pela Superintendência de Recursos Humanos da Universidade: Orquestra de Flautas da UFC, criada há cinco anos e formada por servidores e seus dependentes, que mostrou ao público cinco composições de seu repertório de música popular nordestina; Dança de Salão, com os dançarinos e coreógrafos Aline Paixão e Bruno Silva; e Coletânea de Poesias, projeto de publicação anual de poemas escritos por servidores da UFC.

Ao longo dos últimos anos, a SRH/UFC também ofereceu, aos servidores docentes e técnico-administrativos, grupo de teatro, preparação para aposentadoria, Semana do Servidor, Seminário de Saúde Mental, Seminário de Prevenção e Tratamento da Dependência Química, ginástica laboral, yoga e oficinas de serigrafia, artesanato e pintura.

Fonte: Celina Amália Ramalho Galvão Lima, Diretora do Departamento de Desenvolvimento Humano da SRH/UFC - (fone: 85 3366 7409)

Fotos: Jr. Panela