Encontro internacional reúne pesquisadores de Geometria em Fortaleza

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC realiza, de 15 a 19 de agosto, o Encontro Internacional de Geometria Diferencial e Equações Diferenciais Parciais, cujo objetivo é celebrar o cinquentenário do Departamento de Matemática e o 80º aniversário de um dos seus mentores, o Prof. Antônio Gervásio Colares.

O evento será realizado no Hotel Mareiro (Av. Beira Mar, 2380). Uma solenidade está marcada para o dia 17, às 19h, no auditório da Reitoria, seguindo-se coquetel.

O encontro, com o tema Geometria e Análise, é destinado a alunos e pesquisadores da Matemática e áreas afins. Ao todo, serão 20 conferencistas, sendo 11 estrangeiros e nove brasileiros. A programação está no site do evento.

Entre os convidados, estão Fernando Codá Marques (IMPA-RJ), que falará sobre as recentes descobertas no campo da Geometria; Christian Baer (Universidade de Potsdam, Alemanha), Presidente da Sociedade Alemã de Matemática, que discorrerá sobre a aplicação da Geometria à Teoria Quântica; William Meeks III (Universidade de Amherst, Estados Unidos), cujas pesquisas deram impulso à Teoria das Superfícies Mínimas (modela formas geométricas mais econômicas e estáveis e pode ser aplicada em diferentes áreas, como Arquitetura, Biologia e Química).

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC é referência nacional. Tem 46 anos de existência e oferece mestrado e doutorado, ambos com o conceito 5 junto à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Reúne 18 professores, sendo 15 bolsistas do CNPq, dos quais seis têm nível 1. São aproximadamente 80 alunos matriculados, dos mais diversos Estados brasileiros. Cerca de 33% da produção científica estão nos estratos Qualis A1, A2 e B1, ou seja, nos patamares mais elevados em termos de publicações internacionais.

O matemático Manfredo Perdigão do Carmo (IMPA-RJ) é um dos convidados de honra. Ele fará uma apreciação da história da pesquisa em Matemática no País, em especial no Ceará, já que acompanhou, como professor, o nascimento no Departamento de Matemática da UFC.

CARIRI – De 22 a 26 de agosto, realiza-se, em Juazeiro do Norte, o Encontro Cearense de Matemática, envolvendo o Campus da UFC no Cariri, Universidade Regional do Cariri e o IFCE.

As inscrições já estão abertas. Podem participar estudantes e professores de qualquer nível da Matemática. A ideia é criar um Mestrado Profissional em Matemática no Interior, previsto para ser instalado em 2012 no Campus do Cariri, como informa o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC, Prof. Jorge Lira.

Fonte: Prof. Jorge Lira, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC - (fone: 85 3366 9302)

Atualizado em ( 20-Aug-2011 )