IPDI é inaugurado pelo Governo do Estado no Campus do Pici

Convênio de cooperação técnico-científica foi assinado entre a Universidade Federal do Ceará e o Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (IPDI), que foi inaugurado quarta-feira, (11), pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), no Campus do Pici, da UFC. O novo Instituto é presidido pelo Prof. Lindberg Gonçalves, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFC, que também dirige a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (NUTEC). O Governador Cid Gomes e o Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campus, representando o Reitor Jesualdo Farias, estiveram presentes à solenidade.

O IPDI é uma organização de direito privado criada com a finalidade de promover o estímulo à pesquisa científica e à inovação no Ceará, estendendo os benefícios à região Nordeste. Terá como foco o atendimento de demandas por projetos de desenvolvimento e inovação do setor produtivo. Entre suas atividades estão o desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos e apoio aos projetos interdisciplinares de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além da promoção de transferência de tecnologia para o setor empresarial da região.

De acordo com o Prof. Lindberg Gonçalves, o IPDI conta com pesquisadores de todas as universidades cearenses entre seus sócios. Contará ainda com laboratórios próprios e associados. A parceria com a UFC envolve – além da cessão do terreno para sede do IPDI, em regime de comodato – a participação de pesquisadores e o credenciamento de laboratórios para a realização das pesquisas e projetos.

Dois deles já estão em processo de credenciamento: o de Metrologia, do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção, e o de Ensaios Mecânicos. Na solenidade de hoje, o primeiro laboratório credenciado foi o do Centro de Referência em Automação e Robótica (Centauro), do NUTEC, numa parceria tripartite com a UFC e o IPDI.

Fonte: Prof. Lindberg Gonçalves, Presidente do IPDI - (fone: 85 3101 2442)