UFC na reunião magna da Academia Brasileira de Ciências

A Universidade Federal do Ceará esteve presente à reunião magna da Academia Brasileira de Ciências, realizada nos dias 2 e 3 de maio, no Rio de Janeiro. Fizeram parte da programação do encontro conferências de pesquisadores experientes, já consolidados no cenário científico nacional.

Jovens cientistas oriundos de diversas regiões do país também apresentaram trabalhos durante o evento. A Instituição foi representada pelo Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, docente do Departamento de Física e membro afiliado à Academia Brasileira de Ciências, que proferiu no simpósio científico a palestra “Investigando nanotubos de carbono e suas interações usando espalhamento de Luz”, e pelo Prof. Benildo de Sousa Cavada, empossado no encerramento do evento como membro da Academia, na área de Ciências Agrárias.

Além do Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, compareceram à cerimônia de posse, no Hotel Copacabana Palace, os professores João Lucas Marques Barbosa, do Departamento de Matemática; Gil de Aquino Farias, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Francisco Sulivan Bastos Mota, da Faculdade de Medicina, além do Superintendente de Recursos Humanos, Fernando Henrique Monteiro Carvalho.

Sete docentes da UFC já faziam parte daquela Academia: João Lucas Marques Barbosa, Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira e Jorge Herbert Soares de Lira, do Departamento de Matemática; Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar – Labomar (Categoria Titular); Letícia Costa Veras Lotufo, do Departamento de Farmacologia (Categoria Afiliado); Antônio Gomes de Souza Filho e o professor visitante Hans Herrmann (Categoria Correspondente), do Departamento de Física.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC - (fone: 85 3366 9940)