Consuni aprova relatórios anuais de atividade da ASTEF e FCPC

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Ceará aprovou os relatórios de atividades da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino, Fomento e Pesquisas (ASTEF), que anualmente são encaminhados para análise.

A aprovação é pré-requisito para o recredenciamento das entidades junto aos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

A FCPD, em documentação encaminhada pelo Presidente, Prof. Francisco Antônio Guimarães, submeteu à aprovação do Consuni o Relatório Anual de Gestão, o Relatório de Desempenho, as demonstrações contábeis bem como a composição de seus conselhos Curador e Fiscal. Ressalte-se que essa documentação já fora aprovada, anteriormente, pelo Conselho Curador da Fundação, presidido pelo Prof. José Ademar Gondim Vasconcelos.

No quesito Desempenho, a FCPC, cumprindo seu papel de fundação de apoio da UFC, disponibilizou toda a programação da Rádio Universitária FM para ações de interesse da Universidade; destinou cerca de R$ 20 milhões para laboratórios da Instituição bem como importou, com recursos de convênios e contratos, um total de US$ 1.707.655,04 em equipamentos de pesquisas oriundos de diferentes países.

Entre muitas outras ações, em 2010 a FCPC coordenou o processo de gestão financeira das atividades de ensino a distância da UFC, com recursos provenientes do Ministério da Educação. Como convenente, também participa de convênios voltados para a modernização da infraestrutura de pesquisa da Universidade, através dos editais de Chamamento Público dos CTInfra’s – da Financiadora de Estudos e Projetos.

ASTEF - Segundo o relatório da ASTEF, assinado pelo Diretor-Presidente, Prof. Carlos Almir Monteiro Holanda, a Associação deu prosseguimento, em 2010, às atividades previstas no seu Estatuto no que se refere ao apoio à Universidade Federal do Ceará. A entidade desenvolveu atividades de pesquisa, ensino e extensão em projetos captados através da iniciativa de pesquisadores e de professores da UFC.

A ASTEF movimentou, ano passado, um total de R$ 9.936.275,14, recursos desti-ados a projetos e serviços, bem como a suprir as atividades operacionais e administrativas da entidade.

Também concedeu 101 bolsas a pesquisadores/professores e alunos de graduação e pós-graduação, no valor de R$ 1.125.267,14, o que representa um aumento de 268.42% com relação ao ano de 2009. Foram realizadas, ainda, adequações nas instalações físicas, em pessoal e meios operacionais para permitir melhor funcionalidade à ASTEF.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - Fone: (85) 3366.7331 / 3366.7330)