Semana de Humanidades debate artes e homofobia

No momento em que vários países, incluindo o Brasil, discutem o reconhecimento da união civil entre casais do mesmo sexo, a VIII Semana de Humanidades UFC/Uece traz a Fortaleza, nesta quinta-feira (5), uma das referências mundiais na pesquisa sobre gênero e relações homoafetivas, o antropólogo português Miguel Vale de Almeida. Pesquisador do Departamento de Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa, ele fará palestra às 19h, no Auditório José Albano (Área 1 do Centro de Humanidades da UFC - Benfica), com o tema “Como foi possível num país católico? Cidadania sexual e diversidade cultural - O caso do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal”.

A programação de hoje está repleta de atividades nos períodos da manhã e tarde. Às 9h, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) dá início a coleta de sangue, no pátio das Casas de Cultura Estrangeira da UFC (Área 1 do Centro de Humanidades), com orientações sobre a importância da doação. Os interessados terão até as 17h para doar.

Ainda pela manhã, das 10h às 12h, haverá cinco mesas-redondas, sobre: “Comida e fome no sertão de Rachel de Queiroz”, “Moda, informação e cultura: diálogos possíveis”, “O processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e as TICs – questões e perspectiva”, “Transculturação e produção cultural na América Latina” e “Indagando nas Artes Cênicas: dança e universidade”.

Os locais de realização e a lista dos debatedores estão no endereço: www.semanadehumanidades.ufc.br .

A programação da tarde inclui fóruns e homenagens, além de palestras e conferências. Das 14h às 16h, haverá o II Fórum de Mídias e Audiovisual, do Grupo de Divulgação e Produção do Audiovisual da Uece, com a exibição do documentário “Especial João Roberto Ripper – Imagens humanas”.

No mesmo horário, o Prof. Carlos Bomfim, da Universidade Federal da Bahia, profere palestra sobre “Tensões literárias, musicais e culturais na América Latina do Século XX”. Também das 14h às 16h, pesquisadores da UFC e da Universidade Federal de Santa Catarina discutem a questão da “Tradução e autoria“.

Das 16h às 18h, haverá mesa-redonda sobre “Arquitetura da informação em periódicos científicos eletrônicos e índices de impacto”, com a participação dos professores Ursula Blattmann, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina e gerente do Portal de Periódicos da UFSC; Rogério Mugnaini, da Universidade de São Paulo, e Guilherme Dias Ataíde, da Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Será no Auditório Raquel de Queiroz - Centro de Humanidades 2 da UFC.

Também haverá homenagens e premiações aos autores das melhores monografias, dissertações e teses de 2011, além da apresentação do espetáculo “Poesia popular brasi-leira”, às 16h, com o grupo Verso de Boca.

Das 14h às 17h, a Rede Universitária de Pes-quisadores sobre a América Latina, que comemora 10 anos, promove mesa de debates sobre “O desafio de (re)pensar a América Latina em tempos contemporâneos”.

Fonte: Coordenação da Semana de Humanidades - (Fone: 85 3366.7600)