Forró e doação de livros em São João na Casa de José de Alencar

A tradicional festa de São João promovida pela Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC, e pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará acontece sábado (2), a partir das 20h. A festa é aberta a familiares e amigos dos servidores.

Junto com o convite, os organizadores pedem que seja levado um quilo de alimento ou um livro de literatura brasileira, como parte da campanha para formação do acervo da biblioteca comunitária "O Guarani", que vai funcionar na Casa. Os interessados podem apanhar convites na sede do Sintufce (Rua Waldery Uchoa, 50 – Benfica, em frente à Praça da Gentilândia).

Como toda festa junina, o "São João 100% Servidor" terá muito forró, quadrilha e barraquinhas de comidas típicas.  A festa será animada pelas bandas Kbra da Peste e Pé-de-Serra do Agreste, informa o Diretor da CJA, Prof. João Arruda. Sobre a campanha de arrecadação de livros, o Coordenador de Cultura da CJA, Fred Pontes, explica que é a primeira ação para formação da biblioteca comunitária, em parceria com a ONG Rede Ceará mais Leitura, entidade apoiada pela C&A.

A biblioteca irá atender, prioritariamente, às comunidades do entorno da Casa de José de Alencar (Lagoa Redonda, São Miguel, Curió e Maravilha, dentre outras), especialmente o publico infanto-juvenil. Em paralelo à campanha para formação do acervo, Fred diz que estão sendo feitos contatos com escolas e associações de moradores da área.

"No início de agosto faremos uma reunião com diretores de escolas, professores de Português e Literatura e dirigentes das associações para apresentação do projeto da biblioteca", esclarece.

Para atrair a comunidade, especialmente as crianças e adolescentes, a biblioteca comunitária terá uma programação com teatro de fantoche, palestras sobre a vida e obra do escritor cearense José de Alencar e contação de histórias.

Fonte: Prof. João Arruda, Diretor, e Fred Pontes, Coordenador de Cultura da Casa de José de Alencar/UFC - fone: 85 3276 2379 / 85 3229 1898