Artigo gerado na UFC é matéria de capa da Physical Review Letters

O professor visitante Hans Hermann, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, teve artigo publicado na edição nº 106 da revista semanal norte-americana Physical Review Letters, um dos periódicos de maior renome internacional.

Capa da Physical Review LettersO trabalho, intitulado "Packing of Elastic Wires in Spherical Cavities" (Empacotamento de fios elásticos em cavidades esféricas, em tradução literal), foi capa do número veiculado no dia 27 de maio. O Prof. Hermann, de ascendência alemã, nasceu em Cuba. É vinculado ao Instituto Federal de Tecnologia da Suíça (ETH – Zurique) e, há seis anos, é professor visitante do Departamento de Física da UFC e de seu programa de pós-graduação.

Na publicação, o pesquisador analisa as propriedades físicas do emaranhado de fios formado após o preenchimento de semiesferas metálicas. A experiência realizada é importante, por exemplo, para estudos sobre a inserção de DNA no envoltório de material genético dos vírus, ajudando a limitar sua ação.

Com mais essa contribuição, o programa de pós-graduação em Física da UFC já soma quatro artigos de capa na Physical Review Letters somente nos últimos 24 meses. O programa recebeu conceito 6 na última avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em uma escala onde o conceito máximo é a nota 7.

Tanto o Mestrado quanto o Doutorado possuem inserção internacional e seus pesquisadores têm alcançado alto índice de publicação em veículos estrangeiros de divulgação científica.

O download do artigo na íntegra pode ser feito no site do periódico.

Fonte: Departamento de Física da UFC - fone: 85 3366 9903