Debates sobre violência e arte abrem a VIII Semana de Humanidades UFC/Uece

Com 3.500 inscritos e um total de 16 convidados nacionais e estrangeiros, começa hoje (3) a VIII Semana de Humanidades das universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC/Uece), que ocorre paralelamente ao II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades.

Além da exposição dos principais estudos científicos na área, os eventos promovem palestras, conferências, oficinas, exposições, ateliês temáticos e outras atrações abertas ao público, até a próxima sexta-feira (6).

Na programação desta terça-feira, um dos destaques é a mesa-redonda, às 15h, sobre “Segurança Pública, Conflitos Sociais e Práticas Insurgentes”, com a presença das professoras Mariana Possas (Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo – NEV/USP) e Glaucíria Mota Brasil (Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará - MAPPS/UEC), bem como do atual titular da Academia de Segurança Pública do Ceará, César Barreira (Laboratório de Estudos da Violência da UFC). A discussão ocorrerá no Auditório José Albano, na Área I do Centro de Humanidades da UFC (Campus do Benfica).

Após a solenidade de abertura oficial da Semana – marcada para as 18h, no Auditório da Reitoria –, a francesa Anne Cauquelin, professora emérita da Universidade de Picardi (FR) e referência mundial em arte contemporânea, profere a conferência magna do evento, sobre o tema “Na interseção de mundos possíveis”, também na Reitoria, às 19h. Anne é vice-presidente da Sociedade Francesa de Estética e está presente nos comitês de redação das revistas mais significativas do campo da Arte. Ela é também autora dos seguintes livros traduzidos para o português: Arte Contemporânea, Aristóteles, A Invenção da Paisagem, Teoria da Arte e Frequentar os Incorporais – Contribuição a uma Teoria da Arte Contemporânea.

MAIS ATRAÇÕES - Também nesta terça-feira, das 14h às 16h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, haverá a exibição do documentário “Imagens de Casarios – pesquisa fotográfica no Centro Urbano de Fortaleza”, seguida de debate coordenado pela Profª. Marcélia Marques, da UECE. Já das 16h às 18h, no Centro de Humanidades da Uece, haverá mesa-redonda de abertura da III Semana Brasil-Japão e Assembleia de Inauguração da Associação Cearense de Cultura e Língua Japonesa.

A VIII Semana de Humanidades e o II Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades oferecem 29 minicursos, 36 oficinas e mais de mil comunicações de pesquisas no âmbito das Ciências Humanas. Há, ainda, 22 mesas-redondas, três conferências, entre outras atrações. A programação completa pode ser encontrada no site do evento: www.semanadehumanidades.ufc.br.

Fonte: Coordenação da VIII Semana de Humanidades UFC/Uece - fone: 85 3366 7600