III Feira das Profissões consolida-se para a comunidade externa com 50 mil visitantes

Após promover três dias de programação e receber mais de 50 mil pessoas, a III Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará foi encerrada na sexta-feira (5). A Administração Superior fez um balanço positivo do evento, concebido para atrair para a Instituição estudantes de Ensino Médio da Capital e do Interior.

“Esse é, sem dúvida, o mais importante evento da Universidade para a comunidade externa. Se considerarmos que cada estudante que vem aqui leva uma mensagem para mais quatro ou cinco colegas, estaremos atingindo um público de mais de 200 mil pessoas”, afirma o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias.

Segundo o dirigente, que visitou na sexta-feira (5) a Praça de Eventos montada no Campus do Pici, uma iniciativa como essa atinge a sociedade através do encontro e do diálogo, abrindo as portas da Universidade e mostrando-a como uma Instituição próxima para a maioria das pessoas. Ele define o evento como consolidado e fundamental, não só para a academia, mas para a educação no Estado do Ceará. “Através dessas e de outras ações, voltamos a olhar para o Ensino Médio, por estar lá o potencial de transformação do nosso País”, explica.

Em seu percurso pelos estandes de cada curso, o Reitor enalteceu ainda o efeito psicológico e pedagógico do contato do aluno secundarista com o Ensino Superior. “Ao entrar aqui e tomar informações sobre o curso de forma presencial, ele sente que é possível ingressar na UFC. Com certeza, esse é um evento que fará parte da Universidade para sempre”, finalizou.

“A Feira só cresce, mas já esperávamos por isso. Foram 658 escolas inscritas, e 4.580 alunos de graduação estão trabalhando como voluntários nos estandes. Todos os cursos, inclusive os semipresenciais, estão participando", comenta a Profª Sônia Castelo Branco, Coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e organizadora do evento. Ela informa que houve um aumento de 45% na quantidade de estandes.

Diretor do Instituto de educação Física e Esportes (Iefes), o Prof. Antonio Barroso Lima, acompanhava de perto as atividades desenvolvidas pelos alunos do Curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) na Feira. Ele acredita que a tendência futura para o evento é o crescimento constante. “Se, antes, nós da UFC éramos convidados a ir até as escolas para falar de nossos cursos, agora as escolas aguardam o ano inteiro por esse momento de vir até aqui. Isso se traduz em um conhecimento muito mais amplo”, sintetiza o docente.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL – Depois de viajar mais de 300 km para vir à Feira das Profissões, os alunos da Escola de Educação Profissional Manuel Mano, de Crateús, depararam-se com uma infinidade de opções profissionais à sua escolha. Milena Sabóia, Lucas Diogo e Janaína Bonfim estão concluindo o 3º Ano do Ensino Médio e, junto com ele, o curso Técnico em Enfermagem, mas apenas esta última pretende fazer faculdade na mesma área. Enquanto Milena escolheu Odontologia e Lucas optou pela Farmácia, Janaína segue firme no exercício do cuidar: “Decidi continuar na Enfermagem, porque, com as experiências adquiridas na rotina de estágios do meu curso, vi que é isso que eu quero mesmo”, garante.

Já Iorc Rangel e Magnus Júnior, respectivamente alunos do 2º e 3ª Ano do Colégio 21 de Abril, em Fortaleza, chegaram na Feira já com opinião formada. “Escolhi o curso de Design de Moda e vim aqui para me aprofundar mais. Adorei o pessoal e tirei muitas dúvidas. Não sei desenhar muito bem e entendi que posso melhorar isso no curso”, relata animada Iorc. Magnus, por sua vez, que ser aluno de Sistemas e Mídias Digitais: “Pretendo trabalhar com animação em 3D. Mas outras opções que gostei foram Cinema e Audiovisual ou até Ciências Biológicas”.

Sempre movimentado, o estande do Curso de Educação Física proporcionou ao público a chance de praticar modalidades esportivas como a ginástica e a yoga. “Trouxemos os equipamentos para mostrar como funciona uma aula de jump e falar da importância da atividade física. Também explicamos onde o profissional de Educação Física poderá atuar no mercado”, informa Caio Ricardo, aluno do 2º semestre. “Muitos chegam aqui perguntando quanto irão ganhar. Falamos para os alunos que, independentemente da área, quem é bom profissional irá se destacar”, garante Jackson Nobre, também do 2º semestre.

Com apenas dois anos, o Curso de Gastronomia atraiu bastante gente, seja vocacionada ou em busca de novidade. Alex Deybson, aluno do 4º semestre e presidente do Centro Acadêmico do curso, compartilhou um pouco de seus conhecimentos, adquiridos em um ano de estágio na cozinha de um hotel. “Tem gente que já vem aqui dizendo ‘é isso que eu quero’, mas poucos sabem mesmo o que é a Gastronomia. Por isso, apresentamos a profissão como sendo a cozinha junto da ciência”, destaca. Já formada em Direito, sua colega Beatriz Brandão é entusiasta da área e pretende defender a bandeira do direito à alimentação e da cultura local. “Estudar isso é uma oportunidade de conhecer a riqueza da gastronomia local e regional, já que as pessoas tendem a valorizar o que vem de fora”, conta.

AVALIAÇÃO – Instalado ao lado do estúdio de transmissão da Rádio Universitária estava o estande de avaliação do evento, coordenado pelo Prof. André Jalles. Segundo ele, o processo de avaliação das edições anteriores foi reformulado para que se obtenham informações de melhor qualidade. "Aplicamos um questionário que começa pela caracterização do aluno que visita a Feira, passando por sua vida acadêmica e pelos meios de comunicação a que tem acesso. Também incluímos perguntas sobre leitura e os motivos que o atraíram para a UFC", revela.

Fonte: Profª Sônia Castelo Branco, Coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9520

Fotos: Davi Pinheiro e Jr. Panela