Revalidação de diploma foi tema de encontro entre Reitor e conselheira cubana

A conselheira da Embaixada de Cuba no Brasil, Maria Emilia Cabrera Vieira, foi recebida, na manhã da última sexta-feira (17), pelo Reitor em exercício, Prof. Henry de Holanda Campos. O assunto principal do encontro foi a revalidação, em solo brasileiro, de diplomas dos graduados em Medicina obtidos nas universidades cubanas.

Como um dos participantes da comissão que preparou o Projeto Revalida, o Prof. Henry Campos forneceu todas as explicações à representante do governo cubano, ressaltando que há quatro anos já acompanha o processo. O Vice-Reitor informou ainda que acabara de retornar de Brasília, onde esteve trabalhando, durante 10 dias, na versão final do Revalida, juntamente com representantes de outras universidades brasileiras e dos ministérios da Educação e da Saúde.

Uma dúvida da conselheira Maria Emilia Vieira foi se a demora na revalidação era exclusiva dos diplomas expedidos por Cuba. De acordo com o Prof. Henry, os critérios são os mesmos para todos que estudam no exterior, inclusive nos Estados Unidos, na Europa e em países da América do Sul. Maria Emilia Vieira ressaltou que os jovens que vão estudar Medicina em Cuba passam por rigorosa seleção e garantiu que a formação dada a eles é de excelente qualidade.

O Prof. Henry Campos assegurou à Conselheira que o critério para avaliar os graduados em outros países está sendo aperfeiçoado para tornar o processo isonômico e justo. E argumentou que não pode haver uma revalidação cartorial dos diplomas. Acompanhavam a conselheira Maria Emilia Vieira na visita, o senador Inácio Arruda e o assessor parlamentar Inácio Carvalho.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332