Laboratório de Brinquedos e Jogos recebe crianças com deficiências mentais

O Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo) da Universiade Federal do Ceará recebe hoje (16), a partir das 14h, a visita da instituição Espaço Aram, que atende crianças vítimas de deficiências como Síndrome de Down, TDAH, autismo e paralisia cerebral. Vinte alunos conhecerão as atividades do Laboratório.

O Labrinjo está instalado no Instituto de Educação Física e Esportes da UFC (Av. Mister Hull, s/n - Parque Esportivo - Bloco 320). O Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, coordenador do Labrinjo e da Brinquedoteca, explica que o laboratório tem como objetivo desenvolver testagem em jogos, brinquedos e materiais lúdicos.

O teste visa verificar a segurança de uso do material, se é interessante para a criança, adequado à sua idade, criativo e estimulante para a imaginação, versátil e funcional, observando os elementos estruturais de composição, cores, formas e tamanho, e ainda se o material é durável e tem boa qualidade. Segundo ele, a ideia é criar um guia de informação e orientação sobre a segurança do brinquedo. O material é analisado em vários aspectos: psicológico, pedagógico, motriz, social, afetivo e ambiental.

O Labrinjo recebe visitas às terças e quintas-feiras, pela manhã é à tarde, e podem participar estudantes de escolas públicas e privadas em grupos de até 40 crianças.

Fonte: Laboratório de Brinquedos e Jogos da UFC - fone: 85 3366 9216