Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela é reinaugurado

Foi inaugurada, na tarde dessa quarta-feira (8), a nova estrutura do Núcleo de Cinema de Animação (Nuca) da Casa Amarela Eusélio Oliveira, reduto do audiovisual da UFC. O espaço ganhou equipamentos de computação gráfica de última geração, os mesmos utilizados por grandes estúdios de animação do Brasil e do mundo.

Reinauguração do NucaAntes da reinauguração, houve bate-papo entre as crianças e jovens participantes do projeto e o Presidente da Coelce, Abel Rochinha, sobre as experiências adquiridas no curso. Em seguida, foram exibidos, na Sala Benjamin Abrahão, os curtas "O Som da Floresta" e "Fátima".

As produções são de turmas anteriores do projeto Cine Coelce. Também foi exibido o making of da última edição do Curso de Extensão de Cinema de Animação, realizado pelo Nuca, em parceria com a concessionária de distribuição de energia. Ontem à noite, durante a solenidade de abertura do 21º Cine Ceará, no Theatro José de Alencar, foi apresentado ao público o filme produzido pela turma atual, intitulado "Caminho para o Iguaçu".

Prestigiaram a reabertura das instalações do Nuca Ana Paula Santana, Secretária Nacional do Audiovisual (representando a Ministra da Cultura, Ana de Holanda); Manoel Rangel, Diretor Presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine); Prof. Jesualdo Pereira Farias, Reitor da UFC; Abel Rochinha, Presidente da Coelce; José Nunes Almeida, Diretor Institucional e de Comunicação da Coelce, e Wolney Oliveira, Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira.

Placa de reinauguração do NucaPara a Secretária do Audiovisual Ana Paula Santana, foi uma emoção perceber o que está acontecendo no cenário local. “O segmento da animação é um grande potencial da indústria do audiovisual, e a própria Ministra é uma grande entusiasta dele. Uma intenção nossa é descobrir, formar e desenvolver condições de trabalho para esses talentos dentro do país”, esclareceu.

O Reitor Jesualdo Farias salientou que os equipamentos culturais da UFC estão a serviço da sociedade. "Ver os resultados nos enche de orgulho e dá a certeza de que investir nesse tipo de trabalho é selar o compromisso primeiro da Universidade, que é uma das maiores Instituições de Ensino Superior do Brasil", afirmou.

Andressa Marques, 16, foi uma das alunas beneficiadas pela presente turma do Cine Coelce e permanecerá como monitora das edições seguintes. Para ela, é uma oportunidade de aprender mais e compartilhar os conhecimentos adquiridos. "Vou poder ajudar os outros meninos, ensinar as técnicas de animação. Neste ano, vou fazer Vestibular e, possivelmente, será para uma área relacionada, como Cinema, Jornalismo ou Publicidade", antecipou.

O Cine Coelce está na sua quarta edição e faz parte da rede de ações de responsabilidade sociocultural desenvolvidas pela empresa em parceria com a Casa Amarela, da UFC. Ao todo, 800 crianças de 40 bairros da periferia e da Região Metropolitana de Fortaleza já participaram. Trabalhos dos estudantes atendidos pela iniciativa já foram selecionados para mostras internacionais de animação, como a Anima Mundi. Em 2010, foram selecionados 200 jovens de 10 bairros para participarem de Oficina de Animação com Recorte nos seus próprios bairros.

Os dez que mais se destacaram foram escolhidos para produzirem o curta-metragem na oficina de cinema de animação da Casa Amarela, onde foi apresentada a história do cinema de animação e as diferentes técnicas usadas pelos animadores (desenho animado, recortes, tridimensional, lápis de cor, aquarela). Após a definição do roteiro, os alunos produziram o storyboard, a animação, o traço e a arte final.

Fonte: Casa Amarela Eusélio Oliveira - fone: 85 3366 7772 / 85 3366 7773