I Encontro de Bolsistas da Graduação foi momento de confraternização

O I Encontro de Bolsistas da Graduação da UFC, realizado quinta-feira (2), atendeu à expectativa dos organizadores e dos estudantes que dele participaram. Cerca de 2.500 bolsistas fizeram dos jardins da Reitoria um ponto de confraternização.

I Encontro de Bolsistas da GraduaçãoO Reitor Jesualdo Farias, na abertura do Encontro, enfatizou que a UFC é dos estudantes, "são vocês que fazem a Universidade", e fez um resumo das ações direcionadas a eles, como a construção da residência universitária, refeitórios, aumento de bolsas. Em seguida, declarou abertos os trabalhos preparativos da III Feira das Profissões e dos Encontros Universitários 2011, cujos Editais já estão no Portal da UFC.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profª Clarisse Ferreira Gomes, destacou o sentimento de "pertencer à Instituição", observando que os estudantes devem "aproveitar todos os momentos" do tempo que passam na Universidade.

I Encontro de Bolsistas da GraduaçãoO Prof. Custódio Almeida, Pró-Reitor de Graduação, destacou a importância da participação dos estudantes porque são eles que dão vida à Universidade. Falou do entusiasmo de trabalhar numa unidade da administração que se volta para a graduação e, ao dizer que veste a camisa da UFC, o fez literalmente, no palco, vestindo a camiseta que estava sendo distribuída com os alunos. Foi muito aplaudido.

Momento de ansiedade foi o do sorteio das 40 vagas em um ônibus oferecido pela Universidade para uma viagem para qualquer localidade do Ceará, com duração de cinco dias. As despesas da hospedagem serão custeadas pelo próprio estudante e a UFC cederá o ônibus com o motorista e o combustível. Como para participar, o bolsista deveria inscrever-se com um grupo de mais quatro colegas, os grupos faziam uma animada torcida. Os vencedores escolheram viajar para Jericoacoara.

I Encontro de Bolsistas da GraduaçãoNa avaliação dos estudantes, o I Encontro de Bolsistas foi positivo e serviu para promover a confraternização entre colegas. O evento contou com a participação da Orquestra de Sopro da UFC; do Coral da UFC, que está completando 50 anos; do violonista e estudante de Jornalismo Marco Leonel Fukuda; e do grupo Realejo Viramundo e Salt, que  faz uma releitura do repertório de Raul Seixas.

BOLSAS - A UFC oferece as seguintes modalidades de bolsas de Graduação: Programa de Iniciação à Docência (PID), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Educação Tutorial (PET), Programa de Aprendizagem Cooperativa (PAC), Programa de Iniciação Acadêmica (PIA), Bolsa de Extensão, Bolsa de Projeto de Graduação, Bolsa Arte, Bolsa Atleta e Bolsa de Informática.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 85 3366 7332