Série de palestras enfoca mudanças climáticas globais

A UFC, apoiadora da Campanha da Fraternidade 2011, está envolvida na realização da palestra "Emergência climática, sustentabilidade e aquecimento global: dimensões geopolítica, técnica, moral, filosófica e espiritual". O evento será nos dias 11 de junho (Fortaleza), 26 (Sobral) e 30 de agosto (Juazeiro do Norte), sempre às 15h.

Será nas sedes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). Este ano, o tema da Campanha da Fraternidade é "Fraternidade e a vida no planeta",

A Campanha da Fraternidade é promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Trata-se de uma das principais atividades em nível local, promovida em parceria com o Fórum Mundial SOS Clima Terra, presente em mais de 100 países. Nas três ocasiões, ocorrerá palestra sobre mudanças climáticas e sustentabilidade, com convidado ainda a ser definido, seguida da exibição do filme “Home – Nosso planeta, nossa casa”, do diretor francês Yann Arthus-Bertrand.

A participação é gratuita e se dará mediante inscrição pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. É preciso enviar nome completo, endereço, telefones de contato e profissão. Interessados podem fazer o download do cartaz do evento e divulgá-lo.

De acordo com a coordenação do evento, a discussão é aberta a toda a comunidade. Em 1990, a Organização das Nações Unidas lançou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), afirmando que a humanidade precisaria, até 2020, reduzir as emissões de gases causadoras do efeito estufa, em 50% nos países desenvolvidos e de 15% a 30% nos países em desenvolvimento.

Tal medida evitaria que a temperatura média do planeta se elevasse mais 2º C, mantendo-se o equilíbrio. A ONU também determinou ser preciso mudar a matriz energética do planeta, substituindo-se os combustíveis fósseis e não-renováveis por energia limpa e renovável.

Além da UFC, estão entre os apoiadores instituições como a Arquidiocese de Fortaleza e diversas Dioceses do Estado do Ceará, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (Seção Ceará).