Professora da UFC dá cursos e palestras em universidades europeias

A Profª Rosemeire Selma Monteiro-Plantin, do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará, proferiu ontem (1º), na Universidade de Granada, Espanha, a conferência de encerramento do III Congresso Internacional de Língua e Cultura do Mundo.

A partir de hoje e até o dia 10, ela ministrará parte da disciplina de Tradução das Unidades Fraseológicas do Espanhol para o Português do Brasil, na Faculdade de Tradução da Universidade de Granada.

Nos dias 13 e 14, Rosemeire fará palestras nas Universidades de Málaga e Almeiria sobre as Políticas Linguísticas para a Internacionalização da Língua Portuguesa, projeto de pesquisa, cadastrado junto ao CNPQ, desenvolvido por professores, alunos de graduação e de pós-graduação, na UFC, em parceria com a Universidade de Évora, em Portugal.

A missão científica se estenderá, nos dias 15 e 16 às universidades portuguesas de Coimbra e Évora, onde serão discutidas as políticas linguísticas para a internacionalização desenvolvida naquele país. Além disso, será preparada agenda de trabalho para a participação das pesquisadoras envolvidas no III Simpósio Mundial de Língua Portuguesa, a ser realizado em Macau, de 29 de agosto a 1º de setembro.

A missão terá continuidade em Granada, com a apresentação, pela Profª Rosemeire, de resultados parciais de pesquisa que desenvolve conjuntamente com as universidades de Granada, Bari, da Itália e Paris XIII, da França. Em Paris participará de colóquio sobre paremiologia, de 29 de junho a 1º de julho, para constituição de um dicionário linguístico intercultural.

Fonte: Profª Rosemeire Selma Monteiro-Platin, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC - fone: 85 3366 7625