Consuni aprova Núcleo de Biomedicina para fomentar a excelência da pesquisa científica

Foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) na reunião de sexta-feira (29), a criação do Núcleo de Biomedicina (Nubimed), que será agregado ao atual Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT), com o objetivo de oficializá-lo dentro da infraestrutura da Universidade Federal do Ceará.

O Nubimed tem a finalidade de fomentar a excelência da pesquisa científica em biomedicina e a integração dos grupos de pesquisa locais em ciências biomédicas, utilizando a pesquisa laboratorial, pesquisa clínica e bioinformática, com o intuito de fortalecer a comunidade científica da UFC e sua relação com o aprimoramento tecnológico e científico em prol da saúde e desenvolvimento regional, nacional e internacional.

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Biomedicina do Semiárido Brasileiro foi considerado pela comissão de avaliação do Programa INCTs “o melhor grupo de fisiologia patológica de doenças gastrointestinais no País”. O INCT de Biomedicina e o Nubimed são coordenados pelo Prof. Aldo Ângelo Moreira Lima, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC. O Instituto desenvolve pesquisas em quatro linhas: doenças diarreicas, desnutrição e saúde dental; úlcera péptica e câncer gástrico; doenças neurológicas tropicais e sistema nervoso autônomo; e inflamação e motilidade gastrointestinal.

Tendo como relator o Prof. Ernesto Pitombeira, foi apreciado e aprovado pelo Conselho o relatório de Gestão da UFC – ano base 2010. Da pauta da reunião do Consuni constou, também, a apreciação dos relatórios de atividades referentes ao ano de 2010 da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC) e da Fundação Técnico-Científica Paulo de Frontin (ASTEF), para fins de recredenciamento junto ao Ministério da Educação. A importância das duas entidades foi ressaltada por alguns conselheiros que se manifestaram, ao votar favoravelmente à aprovação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 3366 7332