Prof. Benildo tomará posse na Academia Brasileira de Ciências

O Prof. Benildo Sousa Cavada, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC, será empossado como membro da Academia Brasileira de Ciências, na área de Ciências Agrárias, em cerimônia que integra a Reunião Magna da instituição. O evento será terça-feira (3), às 19h, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

O evento será na próxima terça-feira, dia 3 de maio, às 19h, no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. O novo acadêmico é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1976), tem mestrado em Bioquímica pela UFC (1980) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Toulouse III, da França (1985).

Atualmente é bolsista de produtividade Nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Associado I do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC.

O Prof. Benildo Cavada tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente com a Bioquímica Vegetal, Biologia Estrutural, Proteínas, Lectinas. Já publicou cerca de 190 trabalhos completos em revistas científicas indexadas e orientou 23 doutores, 39 mestres e mais de 70 bolsistas.

Outros sete docentes da UFC já fazem parte daquela Academia: João Lucas Marques Barbosa, do Departamento de Matemática; Luiz Drude de Lacerda, do Instituto de Ciências do Mar – Labomar (Categoria Titular); Eduardo Vasconcelos Oliveira Teixeira, do Departamento de Matemática; Jorge Herbert Soares de Lira, do Departamento de Matemática; Letícia Costa Veras Lotufo, do Departamento de Farmacologia (Categoria Afiliado); Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física, e o professor visitante Hans Herrmann, do Departamento de Física (Categoria Correspondente). Benildo Cavada já possuía, desde 2006, o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC - fones: 85 3366 7331 / 3366 7332