III Encontro Brasil-Japão na Semana de Humanidades

Como parte da programação da VIII Semana de Humanidades, promovida pela UFC e Universidade Estadual do Ceará, será realizado, de 3 a 6 de maio, o III Encontro Brasil-Japão. A abertura, no Centro de Humanidades da UECE, acontece terça-feira (3), com a assembleia inaugural da Associação Cearense de Cultura e Língua Japonesa.

Na ocasião, se apresentará o Grupo Taiko (tambores japoneses). No segundo dia da atividade, pela manhã, será realizada palestra sobre as oportunidades de bolsa de estudo do Japão, com a presença de membros da Associação Nordestina de Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão. Outro destaque do Encontro, promovido pelo curso de japonês do Núcleo de Línguas Estrangeiras da UECE, é o minicurso "Entre Oriente (China e Japão) e Ocidente – linguagem, cultura e pensamento", que acontece de 4 a 6 de maio.

Os workshops e oficinas, quarta e sexta-feira, serão voltados para os interessados em aprender e praticar as artes tradicionais japonesas, como o shuuji (caligrafia) e ikebana (arranjos florais).

Ainda haverá palestra sobre a línguística japonesa e mesa-redonda sob o tema "Construindo o Curso de Graduação em Japonês na UECE". O III Encontro Brasil-Japão ficará encerrado com palestra sobre o haicai, forma poética de origem japonesa.

A programação completa está disponível no endereço: www.nihongouece.blogspot.com.

Fonte: Coordenação da VIII Semana de Humanidades UFC/UECE - fones: 85 3366 7602 / 3366 7603 / 9633 4031 / 8855 0707