III Feira das Profissões da UFC atinge a marca dos 50 mil visitantes

Encerrou-se sexta-feira, no Campus do Pici, a III Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará. Às 10h e às 14h, o Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Pereira Farias, visitou o evento, que recebeu estudantes secundaristas oriundos de mais de 650 escolas da Capital e do Interior. Calcula-se que mais de 50 mil pessoas passaram pelo local. "Essa quantidade de visitantes é, no mínimo, desafiadora. A Feira só cresce, mas já esperávamos por isso. Foram 658 escolas inscritas, e 4.580 alunos de graduação estão trabalhando como voluntários nos estandes. Todos os cursos, inclusive os semipresenciais, estão participando", comenta a Profª Sônia Castelo Branco, Coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e organizadora da Feira. Ela informa que houve um aumento de 45% na quantidade de estandes.

O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, também se mostra surpreso: "O número de inscritos para trabalhar nos estandes foi além das expectativas, tanto que tivemos que mandar produzir uma quantidade bem maior de camisetas. Sem os estudantes de graduação, esse evento não existiria", reconhece.

De acordo com Hamilton Vasconcelos, também da Prograd, o evento saltou de 435 escolas inscritas na edição passada para os 658 da atual. "Calculando que cada uma traga pelo menos 80 alunos, passaremos de 50 mil pessoas durante os três dias de evento. É uma marca que praticamente já batemos", adianta.

A programação cultural do evento trouxe shows nos três turnos. Apresentaram-se nesta quinta-feira o músico Marco Lessa, com repertório da MPB; o violonista Marco Leonel Fukuda e a banda de rock Galáctico Papa.

DESCOBRINDO VOCAÇÕES – Nathalie Brenda, que cursa o 3º ano do Ensino Médio no Liceu do Conjunto Ceará, chegou à Feira e foi direto ao estande do Curso de Psicologia, carreira que pretende seguir. Mas, acompanhando um amigo, também aproveitou para saber mais sobre a graduação em Ciências Ambientais. “Sei que minha escolha é por um curso muito concorrido, mas tento não ficar paranoica. Se não conseguir passar na universidade pública, pretendo arrumar um emprego ou uma bolsa, e cursar uma particular. Da minha faculdade, eu não vou abrir mão”, afirma categórica.

Buscando informações sobre Medicina, Monique dos Santos, aluna de 3º Ano do Colégio Christus, chegou ao estande do curso e sentiu falta de material sobre a área que pretende seguir, que é cirurgia geral. "Eu, pelo menos, já saio segura do que quero cursar. Até tentaram fazer minha cabeça para outros cursos por aqui, mas já sei o que quero". Isabella Alves, sua colega de turma, foi para casa indecisa com a infinidade de opções. "Ainda estou em dúvida. Não sei se quero fazer Engenharia Ambiental ou Biotecnologia", cita.

Os alunos do Curso de Farmácia esforçavam-se para chamar a atenção dos visitantes, oferecendo serviços. No local, era possível medir a glicemia através de teste simples. De acordo com o aluno Bruno Pinheiro, do 5º semestre, ele e os colegas tinham o objetivo de "quebrar mitos e mostrar que o farmacêutico é muito mais que um balconista". No mesmo estande, estava também uma representante da pós-graduação: Mariana Dantas, mestranda em Ciências Farmacêuticas. Ela disse ter sido motivada a colaborar por ter escolhido sua área de formação após participar de evento semelhante promovido pela escola em que estudava. "Resolvi compartilhar com os estudantes que estão escolhendo a futura carreira um pouco da minha experiência, inclusive mostrando o caminho da docência", destaca.

Os representantes do Curso de Economia Doméstica promoveram um jogo de perguntas e respostas com os visitantes. Quem acertasse os itens, poderia adentrar o estande e conhecer mais sobre a profissão. As estudantes Sarah Nobre, Roberta de Castro, Ester Bezerra e Carol Abrantes, matriculadas em diferentes semestres do curso, disseram que a brincadeira esclarece algumas impressões equivocadas sobre a formação. "Alguns visitantes, principalmente meninos, têm uma ideia totalmente errada do que é o curso. Acham que tem a ver com trabalho no lar, na cozinha", explica Roberta.

AVALIAÇÃO – Instalado ao lado do estúdio de transmissão da Rádio Universitária estava o estande de avaliação do evento, coordenado pelo Prof. André Jalles. Segundo ele, o processo de avaliação das edições anteriores foi reformulado para que se obtenham informações de melhor qualidade. "Aplicamos um questionário que começa pela caracterização do aluno que visita a Feira, passando por sua vida acadêmica e pelos meios de comunicação a que tem acesso. Também incluímos perguntas sobre leitura e os motivos que o atraíram para a UFC", revela.

Fonte: Profª Sônia Castelo Branco, Coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9520

Fotos: Jr. Panela

Atualizado em ( 06-Aug-2011 )