III Feira das Profissões da UFC deve receber 50 mil visitantes até sexta-feira

Quem passou pelo Campus do Pici nessa quarta-feira deparou-se com o intenso fluxo de visitantes na III Feira das Profissões da Universidade Federal do Ceará. O pátio abarrotado de ônibus e o movimento de estudantes secundaristas oriundos de mais de 650 escolas da Capital e do Interior comprovaram o sucesso da iniciativa, cuja programação segue até sexta-feira (5) e ocorre nos três turnos: de 8 às 12h, de 14 às 18h e de 18h30 às 20h. É esperada a passagem de mais de 50 mil pessoas durante os três dias do evento.

“Essa quantidade de gente é, no mínimo, desafiadora. A Feira só cresce, já esperávamos por isso. Foram 658 escolas inscritas, e 4.580 alunos de graduação estão trabalhando como voluntários nos estandes. Todos os cursos, inclusive os semipresenciais, estão participando”, orgulha-se a Profª Sônia Castelo Branco, Coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e organizadora do evento. Ela informa que houve um aumento de 45% na quantidade de estandes e que o primeiro dia sempre é “calmo”, em comparação com os demais.

O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Custódio Almeida, corrobora com a opinião. “Se tivéssemos feito no mesmo local do ano passado, no entorno da Prograd, não caberia. O número de inscritos para trabalhar nos estandes foi além das expectativas, tanto que tivemos que mandar produzir uma quantidade bem maior de camisetas. Sem os estudantes de graduação, esse evento não existiria”, reconhece.

De acordo com Hamilton Vasconcelos, também da Prograd, o evento saltou de 435 escolas inscritas na edição passada para os 658 da atual. “Calculando que cada uma traga pelo menos 80 alunos, já passamos de 50 mil pessoas durante os três dias de evento. É uma marca que praticamente já batemos”, adianta. Um palco montado no centro da Praça de Eventos recebe apresentações musicais três vezes ao dia, às 11h, 17h e 19h. Ontem, apresentaram-se o multi-instrumentista Berg Menezes, o grupo de canto lírico Uirapuru e a banda de forró pé-de-serra Baião Universitário.

ESCOLHA SEGURA – Carlos Gustavo, Pablo Albuquerque e Saulo Nogueira cursam o 3º Ano do Ensino Médio no Colégio da Polícia Militar do Ceará e visitaram, nesta quarta, todos os estandes dos cursos que tinham em mente, inclusive os recém-criados. “Gostei muito das áreas de Engenharia Mecânica, Civil e Ambiental. Outra área interessante é a de Matemática Industrial. É surpreendente, pois vimos que não é só cálculo, entra também Computação”, conta Carlos. O colega Pablo já optou por esse curso, não só por ser novo, mas por ter diversas oportunidades de trabalho. Já Saulo pensa em cursar Engenharia Mecânica ou Civil, mas encantou-se por outras possibilidades, como Ciências Contábeis, Administração e até Ciências Ambientais.

O interesse por plantas, máquinas e pela natureza falará mais alto na hora em que Lucijânio Bezerra Filho, aluno do Liceu Estadual de Maracanaú, for inscrever-se no Sistema de Seleção Unificada (SiSU). “Meu interesse mesmo é na área de Agronomia, mas Matemática Industrial pode ser um plano B”, brinca.

Para atrair mais interessados para seu estande, os estudantes do Curso de Física inovaram e propuseram um tour pelas instalações do Departamento de Física, localizado perto da Praça de Eventos. “Queremos mostrar que a Física não é ruim, temos muitos experimentos que provam o contrário. É uma ciência que pode sim estar presente no dia a dia e vai além da sala de aula. É a base de áreas como Tecnologia e Medicina”, explica Raul Vítor, aluno do 2º semestre do curso na UFC.

Outro que chamava atenção em meio aos voluntários era o estudante Pedro Vasconcelos, que está no 3º semestre de Ciências Biológicas. Empunhando nada menos que um pinguim empalhado, posava bem-humorado para fotos e esclarecia dúvidas. “Mesmo estando apenas no terceiro semestre, acredito que já tenho algo a passar para quem está visitando”, garante.

AVALIAÇÃO – Instalado ao lado do estúdio de transmissão da Rádio Universitária estava o estande de avaliação do evento, coordenado pelo Prof. André Jalles. Segundo ele, o processo de avaliação das edições anteriores foi reformulado para conseguir informações de melhor qualidade. “Aplicamos um questionário que começa pela caracterização do aluno que visita a Feira, passando por sua vida acadêmica e pelos meios de comunicação a que tem acesso. Também incluímos perguntas sobre leitura e os motivos que o atraíram para a UFC”, enumera. A expectativa da organização é de que, como nos anos anteriores, o movimento seja ainda maior nos dois últimos dias.

Fonte: Profª Sônia Castelo Branco, Coordenadora de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC – fone: 85 3366 9520

Fotos: Jr. Panela

Atualizado em ( 05-Aug-2011 )