Acessibilidade para pessoas com deficiência na área de saúde é tema de debate

Remover um paciente da cadeira de rodas, prestar socorro a uma pessoa surda e atender com qualidade um cego são tarefas realizadas com dificuldade por médicos e enfermeiros do País. É por isso que o III Ciclo de Debates UFC Inclui discute quarta-feira (27), às 14h30min, "A acessibilidade na atuação de profissionais da saúde junto a pessoas com deficiência".

O terceiro encontro do Ciclo ocorre no auditório do curso de Odontologia da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (Campus do Porangabuçu).

Toda a comunidade acadêmica está convidada, mas o tema interessa principalmente aos estudantes de Educação Física, Medicina e Enfermagem, entre outros da área de Saúde, que devem estar preparados para, no futuro, lidar com pessoas com deficiência no ambiente de trabalho.

Participam da mesa-redonda o Prof. Dr. Henry de Holanda Campos, Vice-Reitor da UFC; o Prof. Dr. Ernesto de Pinho Pessoa, professor aposentado da Faculdade de Medicina da UFC; a psicóloga Ana Kristia da Silva Martins, especializada em Psicodrama e membro do Grupo de Acessibilidade da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará; e o Prof. Dr. Fabrício Bitu Sousa, membro do Grupo Permanente de Trabalho da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui.
O Ciclo de Debates é uma promoção da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui, setor criado em 2010 para coordenar ações e políticas institucionais rumo à inclusão de pessoas com deficiência.

A Secretaria tem implementado uma série de serviços para tentar garantir a permanência e a qualidade de vida daquele público na Universidade. Digitalização e leitura de textos impressos através de programas de computador especializados, consultoria em projetos arquitetônicos e discussões sobre o tema são algumas das atividades desenvolvidas.

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui - fone: 85 3366.7660